A verdade sobre a vitamina D

Vitamina-D

 

vitamina D é muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

é uma das vitaminas mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano. No entanto, poucas pessoas conhecem realmente a verdade sobre ela, e a forma que atua no organismo.

Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor!!!

 

O início da história: 

 

Ela foi batizada de D por ter sido a quarta substância descoberta, depois das vitaminas A, B e C. A partir da década de 1970 os pesquisadores descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio, e não uma vitamina.

Mas não se preocupe com isso, pois, ao chamá-la de “vitamina D” você também não está errado.

Como posso repor/produzir esta vitamina ?

  • Alimentação
  • Exposição solar
  • Suplementação

Com alimentação:

 

Infelizmente, a quantidade de vitamina D disponível nos alimentos é bem baixa e se nós dependêssemos somente dela, dificilmente conseguiríamos as quantidades suficientes para suprir nossas necessidades.

Os alimentos de origem animal (peixes, queijo, ovo, iogurte) representam apenas 10% do hormônio, os outros 90% são obtidos através da exposição solar.

 

Com exposição solar:

 

É necessário se expor ao sol por 15 minutos diariamente, sem protetor solar, pois o protetor anula a absorção da vitamina. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

LEIA TAMBÉM:  Vitamina K2 (MK7) – Benefícios, Dosagem Correta e Onde Comprar

As janelas também atrapalham a obtenção desta vitamina . Isto porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da vitamina D, não conseguem atravessar os vidros.

 

Com suplementação:

 

Combinar uma dieta rica em nutrientes + exposição solar é importantíssimo. No entanto, por diversos motivos nem sempre as pessoas conseguem suprir suas necessidades . Já que é comum vermos pessoas que trabalham em escritórios e quase não têm contato direto com a luz solar, e muitas vezes possuem desfalque na alimentação.

Sendo assim, este pode ser o momento ideal para fazer uma suplementação , e aproveitar todos os seus benefícios.

Benefícios que a vitamina D oferece:

 

objetivo principal da vitamina D é regularizar a quantidade de cálcio e de fósforo nos ossos, evitando excesso e também a escassez. Promove o cuidado no crescimento ósseo em crianças e adolescentes e a saúde óssea global em todas as etapas da vida.

A quantidade correta  pode nos proteger contra uma variedade de condições, como: câncerdiabetes tipo 1, esclerose múltipla e depressão. Além disso, ela também auxilia na saúde do sistema imunológicocérebro sistema nervoso.

Sinais de falta/deficiência de vitamina D

 

  • Depressão: estudos comprovam a ligação entre baixos níveis de vitamina D com a depressão.
  • Problemas ósseos: pessoas com deficiência deste suplemento chegam a aproveitar 30% a menos de cálcio do que o organismo realmente precisa.
  • Doenças cardíacas: a falta da vitamina D pode levar ao acúmulo de cálcio na artéria, favorecendo o risco de formação de placas.
  • Diabetes: a produção de insulina pelo pâncreas requer a participação desta vitamina , sendo assim, fica vulnerável a doença.
  • Força muscular prejudicada: a ausência da vitamina leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas.
  • Câncer: a falta de vitamina D favorece 17 tipos de câncer
LEIA TAMBÉM:  7 dicas infalíveis para melhorar o seu sono ainda hoje

 

Infelizmente mais de 65% da população brasileira sofre com a falta ou deficiência dessa vitamina, o que não teoricamente não deveria acontecer, afinal o Brasil é um país privilegiado em relação à incidência solar.

Mas, como nós sabemos existem muitos fatores no dia a dia, e alguns podem prejudicar a saúde. Por isso, não esteja incluso nessa porcentagem, inicie os seus cuidados diários e aproveite todos os benefícios que o seu corpo pode promover com a produção desse hormônio, vitamina D.

Invista na suplementação completa, vitaminas essenciais para o funcionamento do seu organismo.

Para conhecer nossos suplementos

Catalogo Omecaps

 

Por  Omecaps!

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 70 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta