Alimentação. Dieta vegana: sim ou não?

Alimentação. Dieta vegana: sim ou não?

 

A dieta vegana tem conquistado cada vez mais adeptos. Especialistas falam em riscos, mas dizem que estes podem ser facilmente ultrapassados.

Seja por uma questão de crença, de solidariedade para com os animais ou de preocupações ambientais, deixar de comer carne, peixe ou outros alimentos de origem animal vem conquistando cada vez mais adeptos. Contudo, ainda não há consenso sobre os benefícios ou malefícios dessa decisão: há quem acredite firmemente que este tipo de dieta é perigoso para a saúde e quem defenda que cortar alimentos de origem animal é, pelo contrário, a cura para todos os males.

Conceição Calhau, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do CINTESIS, explica ao i que quando as pessoas optam por deixar de comer tudo o que é de origem animal poderão vir a sofrer de “riscos no sentido em que há deficiências alimentares que têm que ser acauteladas”. No entanto, deixa a ressalva de que essas deficiências também podem verificar-se em pessoas que fazem uma dieta que inclua todo o tipo de alimentos.

Mas quais são os cuidados que se devem ter ao aderir a esta dieta? “O primeiro é a preocupação relativamente à qualidade de proteína”, explica a especialista, porque a ingestão de proteínas de origem vegetal é incompleta, enquanto “a proteína de origem animal é mais próxima da proteína humana” logo tem “maior qualidade”.

Outro risco é a baixa ingestão de ferro – que na comida de origem animal está no presente no estado “ferroso” e nas plantas está na forma “oxidada”.

A falta de ácidos gordos ômega 3, sobretudo os ácidos EPA e DHA – que existem maioritariamente na gordura do peixe – é outro dos perigos associados ao veganismo. Conceição Calhau refere que estes ácidos são necessários, por exemplo, para combater uma infeção aguda. Também no caso de grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, o DHA é “extremamente importante para o neurodesenvolvimento da criança”.

Por fim, a falta da vitamina B12 – que que ajuda no desenvolvimento de glóbulos vermelhos e se encontra essencialmente em alimentos de origem animal.

Mas estes problemas podem ser facilmente ultrapassados, […]

LEIA TAMBÉM:  Chá de Hibisco para Emagrecer - Propriedades e Como usar

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Ben Popov 28 Artigos
Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Trabalha com Produtos Nutracêuticos desde 2017.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta