
Pesquisadores acreditam que aplicativo poderia ajudar pessoas em países sem acesso a exames como o eletrocardiograma tradicional.
Aplicativo consegue identificar ataque cardíaco com precisão
Seu smartphone pode determinar se você está tendo a forma mais séria – e mortal – de ataque cardíaco? Um novo estudo diz que pode – e pode ser uma ferramenta valiosa para salvar vidas.
O estudo internacional, liderado por pesquisadores do Instituto do Coração Intermountain Medical Center em Salt Lake City, nos EUA, descobriu que um aplicativo de smartphone para monitorar a atividade cardíaca e determinar se alguém está tendo um infarto do miocárdio tem quase a mesma precisão que um eletrocardiograma (ECG) padrão de 12 derivações, usado para diagnosticar ataques cardíacos.
O infarto do miocárdio é um ataque cardíaco em que a artéria é completamente bloqueada.
Pesquisadores dizem que as descobertas são significativas porque a velocidade do tratamento após um ataque cardíaco deste tipo ajuda a salvar vidas.
“Quanto mais cedo você conseguir abrir a artéria, melhor o paciente ficará. Descobrimos que esse aplicativo pode acelerar drasticamente os processos e salvar sua vida”, disse J. Brent Muhlestein, principal autor do estudo e pesquisador cardiovascular no Instituto do Coração do Centro Médico Intermountain.
No estudo, 204 pacientes com dor no peito receberam um eletrocardiograma padrão de 12 derivações e um através do aplicativo AliveCor, que é administrado através de um smartphone com um acessório de dois fios. Os pesquisadores descobriram que o aplicativo com a configuração de fios é eficaz na distinção de infarto do miocárdio com precisão e alta sensibilidade em comparação com um eletro tradicional de 12 derivações.
Descobrimos que o aplicativo nos ajudou a diagnosticar ataques cardíacos com muita eficácia – e não indicou a presença de um ataque cardíaco quando não estava ocorrendo. Um infarto do miorcárdio é um tipo muito grave de ataque cardíaco durante o qual uma das principais artérias do coração – que fornece oxigênio e sangue rico em nutrientes ao músculo cardíaco – é bloqueada. A elevação do segmento ST é uma anormalidade detectável no eletrocardiograma de 12 derivações.
Os pesquisadores apresentaram os resultados do estudo na Sessão […]
Clique aqui para ler o artigo completo em g1.globo.com
Deixe uma resposta