Aplicativo de celular identifica com precisão ataques cardíacos potencialmente fatais, diz estudo

Aplicativo de celular identifica com precisão ataques cardíacos potencialmente fatais, diz estudo

 

Pesquisadores acreditam que aplicativo poderia ajudar pessoas em países sem acesso a exames como o eletrocardiograma tradicional.

Aplicativo consegue identificar ataque cardíaco com precisão

Seu smartphone pode determinar se você está tendo a forma mais séria – e mortal – de ataque cardíaco? Um novo estudo diz que pode – e pode ser uma ferramenta valiosa para salvar vidas.

O estudo internacional, liderado por pesquisadores do Instituto do Coração Intermountain Medical Center em Salt Lake City, nos EUA, descobriu que um aplicativo de smartphone para monitorar a atividade cardíaca e determinar se alguém está tendo um infarto do miocárdio tem quase a mesma precisão que um eletrocardiograma (ECG) padrão de 12 derivações, usado para diagnosticar ataques cardíacos.

O infarto do miocárdio é um ataque cardíaco em que a artéria é completamente bloqueada.

Pesquisadores dizem que as descobertas são significativas porque a velocidade do tratamento após um ataque cardíaco deste tipo ajuda a salvar vidas.

“Quanto mais cedo você conseguir abrir a artéria, melhor o paciente ficará. Descobrimos que esse aplicativo pode acelerar drasticamente os processos e salvar sua vida”, disse J. Brent Muhlestein, principal autor do estudo e pesquisador cardiovascular no Instituto do Coração do Centro Médico Intermountain.

No estudo, 204 pacientes com dor no peito receberam um eletrocardiograma padrão de 12 derivações e um através do aplicativo AliveCor, que é administrado através de um smartphone com um acessório de dois fios. Os pesquisadores descobriram que o aplicativo com a configuração de fios é eficaz na distinção de infarto do miocárdio com precisão e alta sensibilidade em comparação com um eletro tradicional de 12 derivações.

Descobrimos que o aplicativo nos ajudou a diagnosticar ataques cardíacos com muita eficácia – e não indicou a presença de um ataque cardíaco quando não estava ocorrendo. Um infarto do miorcárdio é um tipo muito grave de ataque cardíaco durante o qual uma das principais artérias do coração – que fornece oxigênio e sangue rico em nutrientes ao músculo cardíaco – é bloqueada. A elevação do segmento ST é uma anormalidade detectável no eletrocardiograma de 12 derivações.

Os pesquisadores apresentaram os resultados do estudo na Sessão […]

LEIA TAMBÉM:  'Nenhum parente meu morreu de causa natural', diz lutador que virou filme

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Ben Popov 28 Artigos
Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Trabalha com Produtos Nutracêuticos desde 2017.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta