Auriculoterapia para Emagrecer, Ansiedade, Insônia e muito mais

Auriculoterapia - Beneficios, Como Funciona e Para Que Serve

 

Quando falamos da orelha, geralmente o primeiro pensamento que vem na nossa mente é a audição, é claro! A principal função do pavilhão auditivo é coletar e filtrar as ondas sonoras e dirigi-as para o meato acústico que funciona como um condutor do som. Mas hoje vamos falar de outras caraterísticas da orelha, e a pesar de que sejam menos mencionadas pela população em geral, você vai adorar conhecer e quem sabe até experimentar.

 

 

Pois é! Você sabia que sobre sua orelha está projetado o seu corpo com todos os seus órgãos e membros? E não é só isso! Estudos afirmam que quando existe algum desequilíbrio em algum órgão ou membro do seu corpo aparecerão sinais na sua orelha de que esse determinado órgão precisa de cuidados e atenção.

Deixa-me explicar melhor: Cada região de nosso corpo está representada na orelha por um ponto especifico que este apresentará algum tipo de manifestação em caso de que essa parte do corpo estiver afetada. Estes pontos são chamados de acupontos ou ponto auricular e a pratica da terapia dedicada ao estudo e tratamento de tais pontos, é conhecida mundialmente como Auriculoterapia. As desarmonias energéticas dos Órgãos e das Vísceras podem manifestar-se no exterior por meio de dores, inflamações, abscessos, paralisias, etc. Essas mesmas desarmonias podem, provocar na orelha, reações como: pápulas, eczemas, edemas, mudanças de cor nos ponto correspondentes, tornando-os doloridos e com diferença de potencial da pele em relação à região. São alterações que justificam e necessitam de um estímulo terapêutico específico para o órgão ou estrutura correspondente entrar em harmonia.

 

5 Pontos que Transformarão a Sua Vida Usando Auriculoterapia

 

A Auriculoterapia é cada vez mais difundida em todo o mundo. No ano 1990, a Auriculoterapia e a Acupuntura foram reconhecidas e incluídas pela Organização Mundial da Saúde. Faz parte de um conjunto de técnicas terapêuticas, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa. Acredita-se que tenha sido desenvolvida juntamente com a acupuntura que é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares no mundo. Mas é sempre importante deixar claro que estas técnicas mesmo sendo de alta eficiência não tem como substituir cuidados médicos, pretendendo-se a junção das diferentes práticas com o objetivo de alcançar o bem-estar da pessoa. Logrando equilibrar a energia do paciente para obter a melhora do corpo.

LEIA TAMBÉM:  Óleos Essenciais Mais Usados Em Aromaterapia - Usos e Propriedades

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Acupuntura Auricular é uma técnica que visa harmonizar a função dos Zang-Fu (Órgãos/Vísceras) por meio do estímulo de pontos distribuídos em todo o pavilhão auricular. Disse-se também que na orelha acontece a reunião dos doze canais, a inter-relação do yin e o yang, e a regulação da essência e a energia. O nome Aurículo (orelha) e Terapia (tratamento), traduz que estamos falando de uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular.

PONTO AURICULAR: É um órgão específico ou estrutura refletida sobre a área da orelha, sendo um receptor de sinais de alta especificidade.

 

Métodos de Auriculoterapia

Entre os métodos de Auriculoterapia mais comuns temos o estímulo por agulhas, pressão local, aplicação de sementes, e sangria.

 

Para que serve a Auriculoterapia

A Auriculoterapia pode ser usada como método de tratamento para diversos problemas tanto físicos como psíquicos, podendo em ocasiões ser associado ou não a outros tipos de tratamentos. Técnica que pode oferecer-nos efeitos curativos imediatos, além da possibilidade de realizar tratamentos preventivos. È aplicada geralmente em todos os distúrbios do sistema musculoesqueléticos, cólicas e dores menstruais, constipação, dores relacionadas ao sistema nervoso, problemas respiratórios e dermatológicos, dores de cabeça, transtornos de ansiedade e dependências químicas. Acredita-se que o tratamento com a Auriculoterapia ajude no emagrecimento diminuindo a ansiedade, equilibrando a fisiologia do corpo e diminuindo a compulsão alimentar. A Auriculoterapia equilibra os movimentos peristálticos, acredita-se que a técnica também diminui um pouco o tamanho do estômago. Também deve ser usada para potencializar os efeitos dos tratamentos medicamentosos, pois além de aumentar a absorção, também aumenta a eliminação acelerando o metabolismo.

 

Auriculoterapia 2.0 – O curso mais completo do Brasil

LEIA TAMBÉM:  Para que serve a Fitoterapia - Vantagens e Desvantagens

 

Quem pode usar Auriculoterapia

Podemos aplica-la em pacientes de qualquer idade, recém-nascidos, crianças, adultos e idosos. Não existem contraindicações, mas sim, fenômenos adversos ou de rejeição. Rejeição a dor, excesso de sensibilidade, náuseas, sudorese e inflamação do ponto.

 

Benefícios da Auriculoterapia

Entre os efeitos do uso da Auriculoterapia podem ser mencionados diferentes benefícios:

  • Melhora estados depressivos; ansiedade e stress; melhora a insônia;
  • Aumenta a energia vital e reduz o cansaço físico e /ou psicológico;
  • Alivio da dor. Varias bibliografias relatam os seus resultados no tratamento de alterações como( Dores Lombares e Enxaquecas; Problemas de Pele; Esclerose Múltipla; Problemas Vasculares; Pressão Alta);
  • Ajuda nos tratamentos de emagrecimento;
  • Ajuda a eliminar o vício do tabaco;
  • Harmoniza a energia do organismo e restabelece o circuito energético nos meridianos;
  • Proporciona o equilíbrio das energias Yin e Yang dos órgãos e vísceras sendo em si uma técnica completa, porém é mais simples, econômica, e de rápida aplicação;
  • Terapia auricular para emagrecer;
  • Seu resultado é rápido, na maioria dos casos, tem valor reconhecido como método isolado, mas geralmente, é utilizada como método auxiliar aos tratamentos sistêmicos, potencializando seus efeitos.

 

Contraindicações da Auriculoterapia

Geralmente esta técnica apresenta poucas contraindicações, já que pode ser usada em quase todos os pacientes sempre que exista uma previa avaliação medica ou de outro profissional qualificado, e que o tratamento nunca seja usado com a intenção de substituir qualquer tipo de tratamento em doenças graves.

• Casos em que a pessoa apresenta risco de vida, ou doenças inflamatórias (para doenças com indicações de cirurgias ou inflamações na região auricular).

• Pessoas que apresentam alergia ao material utilizado.

• Mulheres gravidas: Principalmente quando se trata dos estímulos dos pontos urogenitais ou hormonais.

 

Reações colaterais da Auriculoterapia

Na hora da manipulação da orelha são descritos dois tipos de efeitos:

  1. Aquelas reações normais esperadas

  2. Sensações anormais e imprevisíveis

Reações normais e esperadas:

Diferentes autores descrevem como as manifestações esperadas mais frequentes:

• Calor: em pelo menos 80% dos casos (boa sintoma)

• Adormecimento: ocorre em percentagem menor (é um sinal de êxito no tratamento);

LEIA TAMBÉM:  Terapia de Luz Polarizada (Fototerapia): O que é e quais são os benefícios

• Dor: ocorre em quase 100% dos pacientes, caracteriza-se como uma dor forte, profunda, de dentro para fora, às vezes em forma de pontada ou fisgada;

• Dor na orelha oposta ao tratamento;

• Contraturas: indicativo de afecções do sistema nervoso;

• Movimentos peristálticos: geralmente quando é usado pontos da área gastrointestinal;

• Sensação de peso sobre a pele;

• Sangria espontânea: em pontos com excesso ou acúmulo de Qi quando estimulados pela agulha; a sensação é geralmente de alívio imediato para o paciente.

Reações anormais ou inesperadas:

Uma minoria de pacientes apresenta essas sensações ou efeitos colaterais à acupuntura auricular. Entre os efeitos mais comumente descrito encontram-se:

• Tontura

• Palidez

• Hipotensão

• Sudorese

 

Conclusões

A auriculoterapia funciona, sem duvidas.

A Auriculoterapia é uma técnica milenar usada em todo o mundo com um reconhecido efeito terapêutico, com a escolha de um profissional qualificado, os riscos do uso da técnica são praticamente nulos, mas é importante lembrar que a Auriculoterapia é encarada muitas vezes como um tratamento complementar de doenças, ou seja, não se deve abandonar um tratamento de alguma doença grave para utilizar somente a Auriculoterapia.

Na maioria dos casos os resultados esperados são rápidos, independentemente de que o numero de seções será determinado pelo terapeuta e este varia dependendo de cada paciente e da patologia apresentada. Mas agora você conhece da importância e beneficio do uso de esta maravilhosa técnica, e do risco mínimo do seu uso, portanto não tenha medo de usa-la, com certeza você não se arrependerás; mas lembre antes consultar o seu medico para uma avaliação previa.

 

Auriculoterapia em São Jose dos Campos

Agendamento via WhatsApp:

 

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta