Chá para Dormir Melhor – Remédios Naturais mais Usados na Insônia

Chá para dormir

 

O consumo de Chá para dormir é uma das melhores alternativas para quem sofre de insônia. Com o aumento do estrese, a correria do dia a dia, a pressão das contas, a casa, a família e o trabalho, os problemas para conseguir dormir vão aumentando consideravelmente.

Então as nossa vovozinhas começaram a oferecer chá para melhorar o sono.

E você, já ficou a noite toda dando voltas na cama sem conseguir dormir? Ou você é daqueles que acorda no meio da madrugada e não volta dormir mais? Peque se você é desses, fique aí, que vamos falar de um assunto interessante.

 

 Causas que podem estar dificultando seu sono

 

Causas de insônia 

  • Estresse
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Condições médicas (Dor crônica, dificuldade para respirar ou necessidade frequente de urinar também podem levar à insônia)
  • Mudança no ambiente ou horário de trabalho
  • Maus hábitos de sono como:
    • Irregularidade do sono, como dormir e acordar em horários diferentes todos os dias.
    • Atividades estimulantes antes de deitar-se
    • Dormir em ambientes inapropriados e desconfortáveis, como num lugar muito iluminado, ou temperaturas não toleráveis
    • Dormir em frente à televisão ou uso do celular
    • Dormir com a luz acesa
    • Consumo de substancias estimulante como: café, Coca- Cola, Mate, Chimarrão.

 

Sei perfeitamente como é, também estava com dificuldades para dormir, e não queria ter que usar aqueles fármacos, porque todos sabemos que eles podem causar dependência.

Então eu decidi fazer algumas pesquisas para ver qual seria o melhor método passa terminar com aquelas noites mal dormidas. Eu juro no dia seguinte eu estava cansada, de mau humor, com dor de cabeça, com dificuldade no desempenho no trabalho, até a minha pele estava mais feia e ressecada. Aquele dia eu decidi acabar com o problema definitivamente.

Então gente! Hoje eu durmo até na frente da TV, hoje o meu problema é acordar. Hahahaha.

LEIA TAMBÉM:  Diminuição da eficácia dos anticoncepcionais. Posso engravidar?

E, sabe como que eu resolvi a minha insônia? Pois com remédios naturais, foi uma boa alternativa. Além disso, ela é gostosa, barata, eficiente e não causa dependência.

Vamos lá! Vou deixar aqui para vocês algumas das plantas mais usadas para tratar a insônia de forma natural, e assim você terá uma noite tranquila e reparadora.

Você pode consumir esses chás, mas antes lembre que sempre é importante ver as contraindicações, já que as vezes o que faz bem para uns nem sempre é tão bom para outros.

 

Feel Good – Produto 100% Natural

 

Modo de preparar seu chá para dormir

 

Colocar as flores, folhas ou raízes na água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, coar, deixar amornar e beber.

Outro método (é o meu preferido) é colocar a agua para ferver, quando pronta, colocar as flores de camomila, desligar o fogo, deixar tampado por 5 min e pronto! Este método não se recomenda no caso das raízes.

Esses métodos podem der usados para todas as plantas, lembrando sempre a importância de coar os chás, porque existem algumas plantas que pousem cristais que podem contribuir na formação de cálculos.
Para melhores efeitos beba 1 – 2 h antes de dormir.

 

Camomila

O meu preferido! Um dos mais populares e conhecidos pela população. Este provavelmente não é uma surpresa para você. Popularmente utilizado para acalmar, sendo indicado em situações de estresse, mas também de insônia. A camomila é a melhor escolha quando se trata de chás que ajudam você a descansar melhor.

Ingredientes

2 colheres de flores frescas de camomila;
250 ml de água fervente.

 

Alface

Este é o preferido da minha mãe! E não é só salada que ela da para minha filha não…
O chá de alface tem demonstrado um forte efeito sedativo e relaxante para bebês.

Dessa forma, este chá é considerada uma opção segura para usar em grávidas e crianças com mais de 6 meses.

LEIA TAMBÉM:  Dicas para melhorar o sono - Como dormir melhor

Ingredientes

3 folhas de alface picadas ( alguns autores referem o uso do talo para melhores resultados, no caso minha mãe é uma deles)
1 xícara de água.

 

Maracujá

O chá da flor de maracujá está entre meus favoritos, uma vez que ele tem propriedades tranquilizantes e age como um sedativo suave, contribuindo para uma melhor noite de descanso. Você também pode encontrar ele em capsulas e algumas formulas manipulada.

Ingredientes

1 colher (de sopa) de folhas secas de passiflora ou 2 colheres de folhas frescas;
250 ml de água fervente.

Precauções

O chá de passiflora não deve ser ingerido na gravidez, nem por crianças com menos de 12 anos. Além disso, seu consumo pode interferir com o efeito de alguns medicamentos, (anticoagulantes) como a aspirina ou a warfarina, sendo importante consultar um médico caso se esteja utilizando algum tipo de medicamento.

 

Valeriana

Chá de valeriana é uma opção sólida quando você quer “apagar”. Outra das opções mais estudadas para ajudar no tratamento da insônia e ajudar a dormir melhor.

De acordo com várias investigações, a valeriana libera substâncias aumentam a quantidade de GABA, que é um neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, provocando um maior relaxamento.

Mas segundo alguns estudos, quando usada no tratamento da insônia, a valeriana parece aumentar o tempo de sono, assim como diminuir o número de vezes que se acorda durante a noite.

Ingredientes

1 colher (de sopa) de raiz de valeriana seca
250 ml de agua

 

Lavanda

Não é só o óleo essencial de lavanda acalma que acalma com seu aroma.  Você também terá o mesmo efeito se usar a lavanda como um chá.

Esta planta apresenta excelente ação relaxante do sistema nervoso, ajudando a tratar estresse e ansiedade, mas também podendo ser um ótimo aliado para o tratamento da insônia.

 

Erva-de-são-joão ou hipericão (chá para dormir)

Também utilizada no tratamento de estados depressivos, ansiedade, stress e insônia.

LEIA TAMBÉM:  Cãibras - Por quê sentimos cãibras - Como aliviar as cãibras

Esta planta possui substâncias como que atuam a nível do sistema nervoso central, acalmando a mente e relaxando o corpo.

Ingredientes

1 colher (de chá) de erva-de-são-joão seca;
1 xícara (250 ml) de água fervente.
Melissa ou erva cidreira verdadeira
Também indicada no tratamento de estresse e insônia.

Melissa ou Cidreira

Ingredientes

1 colher de folhas secas de erva-cidreira;
250 ml de água fervente.

Precauções

Porque ter precauções na ora de consumir o chá de Melissa é contraindicado para pacientes com pressão baixa.

O consumo de doses elevados da planta pode levar à queda de pressão, irritação gástrica e bradicardia.

Este chá também deve ser usado com precaução em grávidas e pessoas com dano no hepático.

 

Recomendações para  o uso seu chá para dormir

Estas são plantas e flores bem comuns que podemos encontrar facilmente em qualquer lugar ou até plantar em casa.
Mas é bom sempre tomar as devidas precauções antes de usar. Por precaução nunca use em gravidas e bebês.
O uso pode ser de forma natural: com a planta fresca, coletada no momento de uso, ou com a planta seca, que foi precedida de secagem, equivalendo a droga vegetal.

Porém é preciso alertar: algumas vezes existe informalidade na comercialização dessas plantas medicinais e seus derivados, o que representa riscos. Além disso, a falta de conhecimento da forma adequada de consumo favorece situações como reações adversas, diminuição ou ausência do efeito esperado, além de intoxicação em de vários níveis. Dessa forma, um chá inofensivo pode se transformar num gatilho para problemas de saúde importantes.

NÃO ESQUEÇA: “A diferencia entre o remédio e o veneno está na dose”

 

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta