TPM (SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL) Como aliviar os sintomas

Aliviar os sintomas da TPM

 

Cólicas ou mudanças de humor? Irritabilidade, tensão nervosa, variação de humor, sensibilidade das mamas, inchaço, maior desejo de comer, cansaço, distensão abdominal e até depressão.

Uma mulher na idade reprodutiva pode ter alguns ou todos esses sintomas quando está no período pré-menstrual. TPM: muitas coisas podem acontecer com você quando essas três letras aparecem.

Quem nunca ouviu falar em TPM? Mas o que é, por que acontece e como melhorar os sintomas? Você sabe?

Se bem é certo que todos escutamos as siglas TPM com maior frequência do que gostaríamos, também é certo de que existem algumas formas de melhorar esses sintomas. Mudanças de alguns hábitos de vida tais como alimentação, por exemplo, podem ajudar muito na melhoria dos sintomas.

Como diria o meu cantor favorito: “Todo mês uma cegonha se suicida”. A tensão pré-menstrual atrapalha a vida pessoal e profissional de diversas mulheres em todo o mundo. Em geral, os sinais da TPM aparecem na metade do ciclo menstrual e desaparecem em até dois dias após o início da menstruação.

 

Cyclo Lev – Aliviar os sintomas da TPM

 

Estimasse que cerca de 75% das mulheres apresentam algum tipo de sintomas de TPM. Então, se você tem TPM, uma coisa é certa – você não está sozinha! Embora nem todas as mulheres tem TPM. Se você não tem, considere-se sortuda.

 

O que significa TPM?

SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL – TPM

A TPM é o período que precede a menstruação. Durante esse período, podem aparecer sintomas psicológicos e físicos, que podem desaparecer no primeiro dia do fluxo menstrual e, em algumas mulheres, somente com o fim do fluxo.

LEIA TAMBÉM:  Diminuição da eficácia dos anticoncepcionais. Posso engravidar?

A principal causa da TPM é dada pelas alterações hormonais durante esse período, que interfere no sistema nervoso central. Parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. A intensidade pode variar muito de menina para menina. (Como se você já não tivesse outras coisas para se preocupar, não é mesmo?)

 

Sintomas da TPM

Os sintomas da TPM podem ser físicos ou emocionais. Os principais sintomas da TPM incluem:

 

Sintomas Emocionais

  • Depressão;
  • Tristeza e vontade de chorar;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Cansaço.

 

Sintomas Físicos

  • Dor de cabeça;
  • Fome em excesso ou falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Acne;
  • Aumento de peso;
  • Inchaço nas mamas;
  • Dores osteomusculares;
  • Distensão abdominal.

 

Como melhorar os sintomas?

Sabemos que o período pré-menstrual nem sempre é fácil para muitas mulheres, mas alguns alimentos podem amenizar as terríveis dores e desconfortos na TPM. A alimentação pode ter influência positiva (ou negativa) nos sintomas.

 

Alimentos para priorizar nestes dias:

Nozes, lentilha, couve, soja, azeite de oliva, arroz integral, peixe assado e banana são os melhores amigos da mulher.

Peixes

Peixes como sardinha e salmão são ricos em vitamina D. Ela ajuda na absorção do cálcio. “Estudos indicam que o ideal é manter uma alimentação rica em vitamina D ao longo do mês para diminuir os sintomas da cólica e da TPM”

Sementes e gordura boa

Ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados possuem propriedades anti-inflamatórias que aliviam a dor. Esses componentes são encontrados em abundância no abacate, sementes de abóbora e linhaça, assim como no azeite extra virgem, oleaginosas (como nozes) e peixes.

LEIA TAMBÉM:  Como Aumentar a Testosterona - Conheça os Suplementos mais Usados

Hortaliças e frutas

As verduras, folhas verdes e frutas são ricas em vitaminas e minerais, importantes para o organismo e essencial para o período menstrual, quando estas vitaminas ficam em baixas concentrações. O consumo de frutas e hortaliças ajuda a diminuir a sensação de inchaço e de desconforto abdominal.

 

Quais alimentos evitar na TPM

Uma dieta rica em açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas costuma piorar todos os sintomas da TPM.  As mulheres devem eliminar esses alimentos da dieta.

Cafeína

Embutidos e processados

Frituras e fast-food

Além da alimentação, é recomendada a prática de atividade física, técnicas de relaxamento e repouso se os sintomas forem intensos.

Diminua o sal! O sal contribui para a retenção de líquidos; pelo que ajuda a desencadear os inchaços.

Aumente os cuidados com a pele: o aumento de oleosidade da pele e surgimento de acne está relacionado com esse período.

Afaste os pensamentos negativos: seja otimista e mentalize coisas boas. Meditações pode ser uma ótima escolha.

Realize atividades que proporcionem bem-estar: como passear no parque ou ter um hobbie.

Faça exercícios físicos: uma caminhada, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis são alguns exemplos que podem ajudar a reduzir a tensão e a melhorar a autoestima;

Controle sua agenda: evite agendar compromissos importantes nos dias que antecedem a sua menstruação. 

Além de uma alimentação adequada e pratica de exercícios físicos existem alguns suplementos que também ajudam positivamente na melhora dos sintomas. Entre os mais usados encontra-se:

Cyclo Lev: São cápsulas inovadoras tendo como sua principal função auxiliar na tensão pré-menstrual (TPM) e nos sintomas da menopausa. Além de auxiliar em outras funções hormonais e do organismo, já que seus componentes possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Benefícios:

  • Aliviar os sintomas da TPM
  • Reduz efeitos da menopausa
  • Dentes saudáveis
  • Auxiliar no tratamento de problemas de pele
  • Regula o intestino
  • Fortalece as unhas
  • Fortalece Ossos e articulações
  • Ajuda na saúde hormonal
  • Ajuda a controlar o colesterol
LEIA TAMBÉM:  COMO TIRAR O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO DE FEBRE AMARELA (CIVP)

 

Cyclo Lev – Aliviar os sintomas da TPM

 

Conclusões

Primeiramente vale lembrar que, a tensão pré-menstrual pode atingir graus mais severos e isso pode comprometer a qualidade de vida.  Em casos mais graves, é importante procurar ajuda médica, ele indicará o melhor tratamento para combater os sintomas da TPM.

Você é a pessoa mais importante da sua vida, cuide de você e da sua saúde, pratique exercícios físicos, medite, evite o stress e mantenha ema boa alimentação.

A boa noticia é que os sintomas passam, e com ajuda podem melhorar. A noticia ruim é que lamentavelmente vai voltar no próximo mês.

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta