Dicas para melhorar o sono – Como dormir melhor

melhorar o sono

 
Como melhorar o sono? é uma das perguntas que mais ouvi durante os últimos meses.
Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes tais como:

Fortalecimento do sistema imunológico, liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Porém, a falta de tempo de descanso provocada pelo dia a dia corrido, que atingem boa parte da população, prejudica o desempenho dessas funções.

Antes dormia-se 9 horas por noite no começo do século 20. Hoje, este tempo é cada vez menor. Médicos recomendam que se durma cerca de 8 horas por dia, e estudos recentes feitos na Europa, mostraram que, quem cumpre a recomendação tem maior expectativa de vida.

Mas a privação do sono atinge principalmente jovens e adultos. A falta de sono à noite prejudica a saúde por não deixar o corpo cumprir as funções que executa quando dorme, além de poder causar depressão, hipertensão, diabetes, e ter aumento do risco de AVC.

Quem sofre de distúrbios deve analisar os hábitos que possui e identificar o que pode ser modificado para melhorar a qualidade de seu sono.
 

Dicas para melhorar o seu sono

• Não beba café antes de ir pra cama: Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. O impacto de beber café à noite pode ser o mesmo que ao beber durante a tarde, isso porque é um estimulante que atua bloqueando os efeitos da molécula adenosina, que faz o cérebro relaxar. Além disso, o café também influencia outros químicos, como a dopamina que induz ao estado de alerta.

LEIA TAMBÉM:  Cãibras - Por quê sentimos cãibras - Como aliviar as cãibras

• Estique-se, alongamentos podem ajudar: O alongamento, permite que todos os músculos corporais relaxem, o que é muito importante para um sono profundo e recuperador. O alongamento pode ser feito na sua própria cama, uns 10 minutos antes de dormir, o importante é que todos os músculos do corpo estejam alongados para a noite de sono perfeita.

• Evite claridade: Quando o cômodo em que dormimos está muito claro, o nosso corpo não produz a melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Sob a influência da claridade, a melatonina é bloqueada e não conseguimos ter uma boa noite de sono. Por isso, quanto mais escuro estiver o quarto, mas rápido uma pessoa dorme e melhor é a qualidade do sono.

• Tome um banho quente: Já foi estudado e comprovado que um banho com a água entre 40 e 42 graus Celsius é ótimo para pegar no sono. Melhor ainda se o banho acontecer de uma a duas horas antes de ir para a cama. Os cientistas perceberam que quem tem esse hábito leva, em média, dez minutos a menos para adormecer, além de fazer você dormir mais rápido pode melhorar a qualidade do seu sono.

• Evite o uso do celular: A exposição à claridade artificial (aparelhos eletrônicos em geral) durante a noite pode alterar hormônios e outros processos biológicos de maneira que podem causar riscos de condições a saúde, como a obesidade.

 

Esses são alguns hábitos simples que podemos adquirir no dia a dia, e que vão trazer não só a qualidade do sono, mas também maior disposição para começar um novo dia.

Além desses cuidados simples, existem suplementos alimentares capazes de ajudar a regular o sono, como o Triptofano.

Triptofano é um aminoácido essencial que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso central. A serotonina é um neurotransmissor importante que regula o humor, o apetite e o sono, sendo muitas vezes utilizado para tratar casos de depressão ou ansiedade.
 

LEIA TAMBÉM:  Por que a meningite é tão perigosa?

Alimentos que ajudam a melhorar o sono

Os alimentos fontes de Triptofano são: peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu.
 

Suplemento alimentar com Triptofano

 

Conheça o Feel Good

 

 

Esse produto foi elaborado com muito cuidado, tivemos como propósito trazer um suplemento que pudesse atender aos benefícios mais pedidos pelos nossos seguidores.
Ele contém: Triptofano, Magnésio, Vitamina B6 e Óleo de coco.
 

Principais benefícios

• Melhora o sono e reduz estresse
• Previne a depressão e ansiedade
• Proporciona bem estar e disposição física
• Diminui inchaço e sintomas da menopausa
• Cuida da pele, cabelos e unhas
• Acelera o metabolismo
• Fortalece o sistema imunológico

 

Sabemos que muitos fatores podem prejudicar nossa saúde, a correria do dia a dia é um deles. O estresse do trabalho, trânsito, contas, impostos e etc. Por isso mesmo que você não tenha uma alimentação regrada durante o dia, não deixe de se cuidar, conheça o Feel Good da Omecaps, e obtenha esses benefícios na sua saúde.

Por: Omecaps Oficial

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta