Diminuição da eficácia dos anticoncepcionais. Posso engravidar?

 

Olá meu nome é Juliana Amato, eu sou ginecologista e obstetra do Instituto Amato. E vamos conversar um pouquinho hoje sobre o que diminui a eficácia dos anticoncepcionais. Uma das causas de diminuição da eficácia de anticoncepcional é o consumo errado desse anticoncepcional, ou seja, ele tem que ser tomado aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Então, você escolhe o horário dentro do seu dia e todos os dias você toma naquele mesmo horário.

Tem pessoas que esquecem de tomar o anticoncepcional e lembram muito tempo após, ou 6-7 horas após a tomada desse anticoncepcional. Isso diminui a eficácia do anticoncepcional. Não adianta você tomar o comprimido quando lembra e continuar a tomar errado nos outros dias. Então, o ideal é que se tenha uma frequência uma cadência nessa tomada de anticoncepcional porque, sim diminui a eficácia, e aumenta o risco de gravidez.

Outro fator que diminui a absorção desse anticoncepcional é o uso de antibióticos. Os antibióticos diminuem a absorção do anticoncepcional. Ou seja, naquele mês você está usando um antibiótico. Previna-se de outra maneira: use um preservativo, ou não tenha relações no seu período fértil, porque você corre mais riscos de engravidar nesse período.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também diminui o poder do anticoncepcional porque?

Porque ele aumenta os níveis de estradiol e ele desregula essa questão hormonal no nosso corpo, diminuindo a absorção desse anticoncepcional e com isso também diminuindo a eficácia naquele mês que você está usando anticoncepcional para prevenção da gravidez. Então, o uso de drogas também diminui a absorção do anticoncepcional.

Doenças intestinais também diminuem a eficácia desse anticoncepcional, porque diminuem a absorção e também diarreias e vômitos. Se você toma um anticoncepcional e dali a 15 minutos você tem uma diarreia. Você não teve tempo de absorver a medicação então diminuir a eficácia.

LEIA TAMBÉM:  Comida para bebês - Saiba o que pode comer seu bebê

Mesma coisa com o vômito. Se você tomou anticoncepcional e logo em seguida houve ou algum tempo depois uns 10-15 minutos você vomitou. Também diminuir a eficácia. Então, muita gente usa o anticoncepcional e fala ahh eu uso o anticoncepcional mas eu engravidei… Tem que tomar cuidado com esses fatores que eu falei. E quando ocorrer, se prevenir de outra maneira para não ter surpresas futuras. Se você gostou do nosso vídeo, inscreva-se no nosso canal dê o seu like e ative o sininho de notificação para receber mais.
 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

 
Veja a nova fórmula para engravidar “Fertilcaps”

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.