Espirulina – Um dos alimentos mais perfeitos da natureza

Espirulina - Um dos alimentos mais perfeitos da natureza

 

 
Está se sentindo cansado e com falta de energia?

Está com problemas de pele, cabelos, unhas ou quer deixar eles mais lindos e saudável ainda?

Quer manter uma vida saudável, evitando problemas de saúde combatendo doenças e ainda o envelhecimento, além de adquirir novas formas praticas e rápidas de uma alimentação saudável?

Se a sua resposta é sim, então fique aí, pois hoje vou lê apresentar um novo suplemento, ele já tem vários anos no mercado, mas mesmo assim algumas pessoas desconhecem da sua existência.

 

A Solução Natural para Mais de 200 Doenças do Mundo Moderno

 

Mas no final que suplemento é esse que traz tantos benefícios para nossa saúde? Calma ai, já, já vou te contar.

Pois se trata nada mais e nada menos do que da Espirulina, ou também conhecida mundialmente como Spirulina.

 

O que é Espirulina?

Considerado pela ONU “O melhor alimento para o futuro”

Muitos estudos apontam a Espirulina como um superalimento, isso porque o seu perfil de nutrientes e fito nutrientes incomuns são mais potentes do que em qualquer outro alimento, planta, grão ou erva. Quer saber mais? Então continue a ler.

A maioria a descreve como uma alga verde azulada, mas a Spirulina na verdade é uma cianobactéria. Trata-se de uma bactéria fotossintetizante, que vive em lagos e rios de pH elevado, extremamente nutritiva. Esta pode ser consumida tanto pelos seres humanos quanto por animais, ocasionando vários benéficos para a saúde.

Existem algumas variedades dela, entre as mais comercializadas são encontradas: a Arthrospira platensis, a mais amplamente distribuída mundialmente, sendo encontrada com maior facilidade na África, Ásia e América do Sul, e a Arthrospira máxima, na América Central.

Segundo a historia se fala deste produto desde os tempos de Hernan Cortés durante a época da conquista do México ele descreve ela nas suas crônicas, também a utilização da Espirulina como alimento está presente em outras culturas tais como, os Kanenmbu, na região do lago Chad. Outros autores recolhem dados do seu uso na Espanha. Dissesse que o seu cultivo foi iniciado no ano 1962 e na segunda metade do século XX já era usada de forma indústria. Algumas bibliografias apontam que existem estudos feitos ate pela NASA, com o objetivo de usar ela como alimentação durante as viagens espaciais.

LEIA TAMBÉM:  Café Marita - A Nova Sensação do Mercado para Emagrecer

 

Espirulina – Componentes

Constitui um complemento alimentaria de altíssima qualidade, rico em ferro facilmente absorvível pelo organismo, além de conter mais betacarotenos, Vitamina B12, ácido gama linoleico que qualquer outro alimento. Contem também Vitamina E, Fosforo, Cálcio, e Magnésio.

É baixa em graxas saturadas, e ajuda no aporte de ácidos graxos essenciais que não estão presente na carne, ovos e lácteos. Ela também é muito baixa em calorias. É descrita sua importante função no tratamento da anemia, desmineralização e esgotamento, ajudando a recuperar a forma física, energia, vitalidade e na desintoxicação do organismo.

Uma única colher (7 gramas) de pó seco de Espirulina contém:

• Proteína: 4 gramas.
• Vitamina B1 (Tiamina): 11% da recomendação diária.
• Vitamina B2 (Riboflavina): 15% da recomendação diária.
• Vitamina B3 (Niacina): 4% da recomendação diária.
• Cobre: 21% da recomendação diária.
• Ferro: 11% da recomendação diária.

 

Mas no final, para que serve Espirulina?

São descritos numerosos benefícios como, por exemplo:

• Evita a osteoporose durante a menopausa.
• Ajuda a dormir melhor.
• Reduz os sintomas causados pela artrite reumatoide.
• Trata o zumbido nos ouvidos.
• Diminui o mau hálito.
• Desinfeta e cicatriza as úlceras ou feridas na boca.
• É recomendada para pessoas que sofrem de queda e quebra de cabelo.
• Evita a fragilidade das unhas.
• Também age como um rejuvenescedor da pele graças à clorofila, aos ácidos linoleicos e à vitamina E.
• Desintoxica o organismo.
• Reforça o sistema imunológico.
• Regenera a flora intestinal e também usada nos casos de constipação.

Algumas evidências sugerem que a Spirulina pode ter propriedades anticâncer.

Também é descrita sua importante participação na proteção do fígado e dos pulmões.

LEIA TAMBÉM:  Colágeno - O que é, Benefícios do Colágeno

E ademais muito reconhecida e utilizada pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O principal componente ativo é chamado Ficocianina. Esta substância antioxidante é quem dá para a Spirulina sua cor verde azulado. A ficocianina pode combater os radicais livres e inibir a produção de moléculas de sinalização inflamatória, proporcionando efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Uma das funções mais importantes descrita pela maioria é o seu importante papel no emagrecimento.

É descrita sua participação na produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que é responsável por manter as funções neuronais em equilíbrio e melhorar a saúde do sistema nervoso central e permitindo um melhor funcionamento das células cerebrais, recomendada consumirem antes da realização de provas, garantindo melhores resultados.

São garantidos os benefícios que oferece para a saúde cardiovascular, sendo capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol, além de ajudar na manutenção de valores estáveis da pressão arterial.

A Espirulina também é um potente regenerador da flora intestinal e é um poderoso ativador dos mecanismos celulares da desintoxicação. Nutre e protege o fígado e rins.

É um tratamento alternativo popular para sintomas de rinite alérgica, e há evidências de que ele pode ser eficaz, sim.

Melhora a força muscular. Alguns estudos mostrando melhora da força muscular e resistência.

Em um estudo feito em 25 pacientes com diabetes tipo II, 2 gramas de Spirulina levou a uma redução impressionante nos níveis de açúcar no sangue.

De maneira geral, quando o produto é de boa qualidade, a Espirulina traz diversos benefícios para a sua saúde e pode fazer parte da sua suplementação dietética.

 

Espirulina – Apresentação

O suplemento pode aparecer em diferentes apresentações farmacológicas, tais como:

Cápsulas, líquido, comprimidos, tintura e pó.

 

Espirulina – Dose recomendada

A maioria dos autores recomendam doses de 3 a 5 gramas para adultos.

LEIA TAMBÉM:  Magnésio Dimalato - Para que Serve, Benefícios e Onde Encontrar

 

Espirulina – Contraindicações

Recomenda-se que pessoas com diagnostico de Gota ou hiperuricemia devem evitar o consuma.

Também é contraindicada durante a gravidez e amamentação.

 

Espirulina – Efeitos colaterais

• Diarreia;
• Vômitos;
• Reações na pele;
Dor de cabeça.

Existem casos que descrevem alguns efeitos adversos, por causas do uso da Spirulina contaminada, é por isso tão importante comprar em sites confiáveis.

Dentro dos efeitos mais comuns encontram-se:

• Lesão hepática;
• Dor de estômago;
• Náusea;
• Vômito;
• Fraqueza;
• Sede;
• Batimento cardíaco acelerado.

No caso da aparição de algum destes sintomas é recomendável a suspensão imediata e acudir ao medico o antes possível.

 

Conclusão

Pois então, depois de ter descrito brevemente alguns dos principais benefícios da Spirulina – um dos suplementos mais completos que existe na atualidade, agora você pode consumir ele com toda segurança se não tiver alguma contraindicação para seu uso. Mas, lembre da importância de consultar seu medico antes do consumo de qualquer tipo de suplemento, mesmo que seja 100% natural.

As maiorias dos estudos comprovam a eficácia do suplemento nutricional, então você que gosta de manter hábitos e estilos de vida saudável, agora conta com mais uma ferramenta para ter uma vida mais plena e vigorosa. Além do uso de um bom suplemento, lembre da importância de manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras, realize exercícios físicos, e mais importante sorria sempre, manter o equilíbrio entro o corpo e a mente aumenta nossa imunidade e melhora nossa qualidade de vida.

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta