
Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”.
Liberando uma mistura de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.
O estado de estresse por longos períodos pode ser prejudicial à saúde. Os resultados de níveis elevados de cortisol podem refletir em um aumento dos níveis de açúcar, pressão arterial, e uma diminuição da libido.
Se você está exposto ao estresse por períodos prolongados, ele provavelmente se tornará crônico, a menos que você tome alguma ação, tem dias em que o corpo reclama e a sensação de exaustão predomina é aí que é preciso repensar a sua rotina.
Uma crise de estresse é causada por inúmeros fatores, incluindo fadiga excessiva e falta de sono.
Quando frequentes, essas crises podem desencadear outras doenças se um médico não for procurado assim que o primeiro episódio acontecer. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e cuidar para que eles sejam sanados — antes que evoluam para outras patologias.
Sintomas para reconhecer o estresse
- Problemas com memória e esquecimento
- Agitação, inquietação e pensamentos acelerados
- Pessimismo, visão distorcida da realidade
- Dores no peito, batimento cardíaco acelerado (arritmia)
- Perda de libido
- Alterações no humor (mau humor mais frequente)
- Infelicidade, choro fácil e depressão
Como cuidar do meu estresse
Monitore o seu estado de espírito ao longo do dia. Se você se sentir cansado ou estressado, tome nota das causas, dos seus pensamentos e humor. Uma vez que você sabe o que te incomoda, você pode elaborar um plano de ação para tratar.
Como melhorar o estresse
- Abrace alguém que goste: isso libera um hormônio chamado ocitocina que ajuda a ficar relaxado, o ideal é dar 8 abraços por dia.
- Se permita alguns luxos: nada caro nem exclusivo, pelo contrário. Se permita dormir até mais tarde algum dia da semana, tomar um banho de mar, ir a um restaurante legal, faça uma massagem. Cultive pequenos hábitos de lazer.
- Faça exercícios de respiração: uma prática usada na meditação e que é totalmente fácil de ser feita, siga a sequência: inspire contando até 4 – agora prenda a respiração e conte até 7 – em seguida solte o ar lentamente contando até 8. Repita sempre que necessário.
- Atividades físicas: No exercício o corpo libera endorfina, o hormônio responsável pelo controle da tranquilidade e aumento da confiança. Não precisa ser atleta, basta ter a atividade na sua rotina, no mínimo 3x na semana, são várias opções: caminhada, futebol, yoga, bicicleta, dança, musculação, alongamento, e muito mais.
- Use a escrita como uma terapia: Colocar todos os seus sentimentos, planos, medos e expectativas por escrito pode ser um excelente canal de autoconhecimento e um exercício de descompressão.
- Identifique o que te causa o estresse: O que provoca estresse ao longo do dia? Os fatores causadores podem ser muitos, por isso é bom fazer uma varredura e descobrir o que provoca os problemas ao longo do dia, da semana, do mês. Conhecendo as origens, dá para trabalhar com o que pode ser melhorado.
Às vezes não tem como fugir, mas em vez de deixar o estresse entrar de vez, crie mecanismos de defesa para dar aquela contrabalançada. O problema é cumulativo, vai se manifestando aos poucos, fique atento aos sinais.
5 etapas para melhorar o estresse
Uma das consequências mais graves do estresse é a baixa no sistema imunológico, o que abre portas para inúmeras doenças físicas e psicológicas. Não deixe que isso aconteça com você!
Como perder o hábito de se estressar?
Setenta porcento da população brasileira ativa sofre com o estresse, um número que deixa o Brasil no ranking dos países mais estressados do mundo.
Não somos os primeiros da fila. No resto do mundo todo este índice sobe para a assustadora marca de 90%.
Algumas coisas que podem ajudar você a gerenciar seus níveis de estresse são:
- Durma bem
- Alimente-se adequadamente, cuide de sua saúde.
- Faça atividades físicas regulares, que sejam prazerosas para você.
- Permita-se momentos de relaxamento e prazer. Descansar é fundamental.
- Evite cigarros, cafeína, álcool ou drogas.
- Tente encontrar alternativas, “rotas de fuga” para as situações mais estressantes que enfrenta, tais como trânsito caótico, excesso de trabalho ou estudos, discussões não produtivas.
Mais importante do que tudo é você se lembrar que o estresse não é um hábito. O que você faz em relação a ele pode vir a se tornar um hábito. Mas sempre há alternativas mais saudáveis para lidar com os fatores estressantes.
Se está sentindo alguns dos sintomas visite seu médico e não se automedique!
Por: Omecaps Oficial
Deixe uma resposta