Moringa, também conhecida como o “Arvore da Vida”: Um dos segredos do povo cubano

Moringa também conhecida como o Arvore da Vida - Um dos segredos do povo cubano

 

Cuba é um país que conta com apenas 11 milhões de habitantes, no ano 2017 registrou mais de 2.153 pessoas com mais de 100 anos de idade. A população maior de 60 anos alcança mais de 20% da população total da ilha. Isso mostra que é um pais envelhecido, e com uma das mais baixas taxas de natalidade.

Segundo o Ministério da Saúde, o Departamento do Adulto Maior e da Assistência Social existem pessoas com mais de 115 anos de idade no país. Na atualidade existem 121 adultos maiores de 60 anos por cada 100 crianças. Se estima que para 2020-2025 Cuba seja o país mais envelhecido da América Latina e o Caribe.

Minha mãe, por exemplo, hoje está com 76 anos, não apresenta nenhuma doença crônica e graças a Deus continua tão saudável que nem minha filha de 18. Os meus avos todos morreram com mais de 90 anos, a minha avô materna estava com 116 anos quando morreu. Então você pode acreditar que o segredo existe sim.

Ahhh! Mas o cubano tem vários segredos. Você sabe quais são? Os segredos são muitos. Mas hoje vou revelar apenas um. Você vai se surpreender muito, mas podem acreditar, os cubanos usam e os resultados, pois vocês podem ver nas pesquisas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a expectativa de vida em Cuba é de 80 anos para as mulheres e 78,45 para os homens. Muitos fatores são responsáveis por esses resultados. Nos temos uma planta maravilhosa, da qual vou te falar hoje, e não precisa se preocupar, e nem vai precisar viajar para Cuba, também vou te dar uma dica de onde encontrar ela. Fica ai que já te conto.

Visto como um grande líder revolucionário por uns, e como ditador implacável por outros, Fidel Castro morreu aos 90 anos também de causa natural e usando o mesmo ingrediente que todos os cubanos. Trata-se de uma planta muito conhecida, o nome dela é Moringa. No seu artigo sobre a moringa, Fidel fez questão de destacar que a planta é extremamente poderosa e possui dezenas de propriedades medicinais.

Fidel, no seu artigo, chamou a moringa de “árvore milagrosa”. E ele tem razão: a moringa, revelam seus estudiosos, é a solução para uma série de males, desde desnutrição até doenças degenerativas, incluindo o câncer.

 

O que é Moringa

Moringa ou Moringa oleífera, é uma árvore nativa da Índia que cresce em países subtropicais do continente asiático e africano. Ela é também conhecida como Acácia-branca. Cresce principalmente em áreas semiáridas tropicais e subtropicais. Sendo o seu habitat preferencial o solo seco e arenoso, tolera solos pobres, como em áreas costeiras. Suas mudas são obtidas através de semeadura ou estaquia de ramos com mais de 20 cm. No cultivo em larga escala, seu tronco é submetido a podas regulares de forma que sua altura não ultrapasse cerca de um metro e meio, visando facilitar a colheita das folhas. Aparentemente, é nativa dos sopés montanhosos meridionais dos Himalaias (Noroeste da Índia). Hoje, o seu cultivo estende-se a África, à América Central e América do Sul, Sri Lanka, Índia, México, Malásia e nas Filipinas.

LEIA TAMBÉM:  Massagem Relaxante - Conheça Os Incríveis Benefícios

Normalmente, as folhas da Moringa, vagens, sementes, óleo, flores, raízes, galhos e cascas são usados tanto para a digestão de alimentos como também para restaurar e manter a saúde por causa de suas qualidades terapêuticas que apresenta a planta.

A planta é utilizada largamente em combate a desnutrição na Etiópia e em outros países da África. Está sendo considerada por pesquisadores uma fantástica solução para combate a fome e deficiências nutricionais em diversos países que sofrem com este problema social.

A medicina aiurvédica (originada da Índia) considera a moringa como árvore curadora há mais de 4 mil anos e introduz esta planta em várias receitas e medicamentos.

 

Valor nutricional

Alguns autores consideram ela como a poderosa erva milenar que combate cansaço e outras 300 doenças.

A Moringa oleífera contém mais de 92 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes, além de 36 substâncias anti-inflamatórias e 18 aminoácidos, inclusive os 9 aminoácidos essenciais que não são fabricados pelo corpo humano. As folhas frescas contêm nutrientes na seguinte proporção:

– Sete vezes mais vitamina C que a laranja;

– Dezessete vezes mais cálcio que o leite;

– Dez vezes mais vitamina A que a cenoura;

– Quinze vezes mais potássio que a banana; duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi);

– Vinte e cinco vezes mais ferro que o espinafre;

– Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E e betacaroteno.

– Minerais presentes: Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Selênio e Zinco.

 

Partes das plantas a serem utilizadas

As Folhas de Moringa e vagens são uma potência nutricional que fornece uma grande variedade e quantidade de proteínas essenciais, vitaminas e minerais. É uma rica fonte de aminoácidos essenciais.

Da planta de moringa as partes mais utilizadas são as folhas, vagens e sementes. As folhas são indicadas para o preparo de chás, sucos e vitaminas, enquanto as vagens e semente de moringa podem ser consumidas cozidas e servidas como feijão ou saladas e tabules. Também é possível encontrar cápsulas de moringa.

Das flores se faz um prato apreciado na Indonésia e Timor Leste, chamado makansufa. As flores são fritas em óleo de coco, e imersas em leite de coco, sendo comidas com arroz ou milho. As folhas e flores podem, também, ser consumidas em vitaminas ou sucos com outros legumes, como beterraba, cenoura, ou frutas como a laranja, maçã, melão, mamão, caju, abacaxi. etc. Também, podem ser utilizadas em chás para uso continuo.

 

Principais usos

A Moringa oleífera tem proporcionado uma infinidade de benefícios em várias culturas desde os tempos antigos. Foi valorizado pelos romanos, egípcios e gregos pelo seu impacto medicinal em uma série de doenças.

Benefícios da Moringa no Tratamento de Doenças Neurodegenerativas: A eficácia da Moringa Oleífera tem sido muito valiosa no tratamento de doenças Neurodegenerativas. Pois, estudos realizados mostraram que que o tratamento com os seus extratos tem o potencial para alterar monoaminas do cérebro como noradrenalina, serotonina e dopamina, e estende-se a sua proteção contra deficiências monoaminérgicos relacionadas com a doença de Alzheimer.

LEIA TAMBÉM:  Óleos Essenciais Mais Usados Em Aromaterapia - Usos e Propriedades

Propriedade antioxidante: Contra envelhecimento precoce das células (radicais livres). Estes poderosos antioxidantes encontrados na planta possuem capacidade de eliminação de radicais livres e mostraram seu valor terapêutico na cura dos danos causados pelo estresse oxidativo.

Ajuda na proteção do fígado, cura do diabetes, proteção para os olhos, melhora a saúde cardiovascular, saúde óssea, urolitíase, cicatrização de feridas, cuidados com os cabelos e cuidados com a pele.

Também é rico em propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a combater infecções. Além de expectorante, diurética, estimulante, vermífuga e tônica.

É um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. Pesquisas científicas mostraram que seus extratos possuem propriedades de quimioprevenção atribuídas à presença dos componentes fenólicos quercetina e quempferol.

Para o tratamento do Herpes: A erva é eficaz contra a infecção causada pelo vírus herpes simplex. Os efeitos de cura de erva previnem o desenvolvimento de lesões na pele e inibem a formação de placa causada pelo vírus infectante.

As Sementes da Moringa possuem propriedades imunossupressoras. A imunossupressão deliberada é necessária para inibir a ativação do sistema imunológico do corpo, a fim de evitar a rejeição de certos tratamentos, particularmente transplantes de órgãos e doenças autoimunes, como artrite reumatoide.

Moringa no tratamento de água: O óleo da semente de moringa é utilizado para diminuir a turbidez da água. Sua propriedade coagulante faz com que sedimentos e bactérias presentes na água se depositem no fundo, tornando a água límpida e potável. Alguns estudos apontam que o óleo de moringa é capaz de eliminar até 99% das bactérias da água.

Os Extratos da Planta exercem um efeito protetor contra a nefro-toxicidade, que se refere aos problemas renais causados como consequência da exposição a certos medicamentos ou toxinas.

Estudos revelaram que o efeito nefro-protetor da Planta auxilia na atenuação de lesões renais devido ao seu alto conteúdo antioxidante. Serve como um bio absorvente eficaz e ajuda na remoção de metais pesados e toxinas prejudiciais.

 

Outros usos

Pode ser indicada para ser coadjuvante no tratamento de diversos males, como:

• Tratamento de Dores articulares, como Artrite, Artrose.
• Dor de cabeça
• Hemorroida
• Dor de garganta
Febre
• Irritação gastrointestinal
• Inflamações
• Níveis altos de açúcar no sangue
• Contra Colesterol Alto e Alta Pressão Arterial
• Recuperação Músculos e Ossos debilitados
• Recuperação da Visão Afetada
• Combate Problemas Respiratórios, como Asma, Bronquite, Rinite, Sinusite
• Combate contra Obesidade e excesso de peso. É altamente nutritiva, carregada com caroteno, proteína, Vitamina C, Vitamina A,cálcio, antioxidantes e potássio. Muitas dessas ajudam na Perda de Peso. De acordo com um estudo com crianças mexicanas em idade escolar, observou-se que a deficiência de micronutrientes, como as vitaminas A e C, estava associada à obesidade, inflamação e resistência à insulina. Os produtos com Moringa, como chás e pós folheados, podem efetivamente fornecer esses itens.
• Ajuda a Recuperar da Falta de energia e Resistência do Corpo
• Ciclo Menstrual desregulada e Cólicas menstruais intensas
• Contra Problemas Circulatórios

 

Formas de uso

Chá de moringa: Umas das formas mais comuns de consumir a moringa é o chá. Para preparar o chá de moringa, coloque uma colher de sopa da erva em uma xícara e acrescente 200ml de água quente. Deixe em infusão por 3 minutos e consuma a seguir, de preferência sem adoçar.

LEIA TAMBÉM:  Auriculoterapia para Emagrecer, Ansiedade, Insônia e muito mais

Capsulas: Existe a possibilidade de consumir a Moringa em forma de cápsulas. Elas estão à venda em vários mercados e são feitas a partir do pó das folhas. Os Suplementos com moringa oleífera em cápsulas além do consumo da planta, você pode consumir suplementos ou medicamentos com formulações que exploram diferentes partes da árvore, sendo a maioria indicado para uma variedade de distúrbios da saúde humana. A maioria desses produtos pede consumo de 1 cápsula ao dia.

Moringa em pó: Também é vendido no mercado potes com moringa para fácil absorção pelo organismo. A melhor forma de tomar moringa em pó é colocando meia colher de água do produto num copo de água ou de suco e tomar pela manhã, ou pela noite para casos de insônia.

 

Qualquer pessoa pode tomar Moringa?

Até agora estudos não mostram efeitos colaterais, porém, grávidas, lactantes e menores de 18 anos não devem consumir, assim como quaisquer outros produtos sem que consultem um médico.

 

Contraindicações

O consumo excessivo da moringa pode causar toxicidade de algumas vitaminas, por isso, o ideal é que seu consumo seja feito com a orientação de um médico ou nutricionista.

 

Conclusões

Infelizmente, essa planta não é encontrada facilmente em qualquer lugar. E mesmo quando encontrada, é necessário saber a quantidade e a forma ideal de se ingerir para aproveitar todos os seus benefícios. Foi pensando nisso, que estudiosos, químicos, farmacêuticos, cientistas e médicos se reuniram e desenvolveram uma forma adequada para ao alcance de todos. Concentrando todas essas propriedades no suplemento, dessa forma surgiram varias formulas: capsulas, chás e outros derivados da planta que podem ser encontrados em diversas farmácias naturistas.

Lembre se sempre da importância de consultar um profissional qualificado antes de consumir qualquer tipo de sustância, mesmo que seja natural, produtos naturais também podem causar reações alérgicas ao organismo. Este é um suplemento fácil de encontrar, e se você não tiver alguma contraindicação depois de ser avaliado, pode tomar com certeza, se é que quer entrar em nosso clube dos centenários.

Pois bem, este é só um dos grandes segredos do povo cubano, mas não é só isso o que mantem vivos a cada um de nos por mais de um século. Esse povo é cheio de muitos outros mistérios, que nem todos vou poder revelar, né! Mas, a formula fundamental que nos mantem cheio de vitalidade é sem duvida a alegria, o amor incondicional, o riso diário, a dança de toda hora, e nossa eterna gratidão pela vida.

 

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta