Óleo de coco – Principais benefícios – Modo de uso

óleo de coco

 

Muitas vezes ouvimos falar de diversos alimentos que fazem bem à saúde e que devem ser incluídos na dieta diária. Alguns deles, inclusive, também cuidam da parte estética, como da pele e cabelos. Um desses alimentos, que está bastante comentado hoje em dia na mídia e nas redes sociais e o óleo de coco.

coco é uma fruta muito conhecida, de origem tropical, da qual também se tira a água de coco, ótimo hidratante e muito refrescante nos dias de calor. Mas você sabia que o consumo do óleo de coco, retirado dessa mesma fruta, oferece vários benefícios para o organismo? Saiba quais os principais deles!

O que é o óleo de coco?

óleo de coco é um óleo extraído da fruta de mesmo nome. Existem dois tipos de óleo de coco:

O refinado e o extravirgem.

O primeiro é feito a partir do coco seco, enquanto o segundo é proveniente do coco fresco.

Por ser um produto 100% natural, ele não tem nenhuma contraindicação.

óleo de coco tem mais de 80% de gorduras boas em sua composição, que são aquelas bem absorvidas pelo corpo, sendo logo convertidas em energia e não se acumulando em forma de gordura.
 

Melhore a imunidade com óleo de coco

Na composição do óleo de coco há grande quantidade de ácido láurico e ácido cáprico. Ambos têm grande poder anti-inflamatório e possuem a propriedade de modular o sistema imunológico, pois combatem bactérias e vírus que podem causadores de doenças.

LEIA TAMBÉM:  Mais energia e disposição com o suplemento energético Toro

O óleo de coco tem propriedades antibactericidas, antifúngicas e antivirais, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo qualquer invasor indesejado.

 

Bom funcionamento do intestino

O nosso intestino possui diversas bactérias boas que trabalham em conjunto para uma boa digestão. Porém, as bactérias ruins podem se infiltrar, atrapalhando todo o sistema intestinal. Justamente por eliminar bactérias ruins, o óleo de coco ajuda no bom funcionamento da flora intestinal e evita a prisão de ventre.

É muito importante cuidar bem do intestino, já que seu mau funcionamento pode acarretar diversas doenças.

A gordura do óleo de coco, por se misturar ao bolo alimentar e às fezes, facilita a passagem deles pelo sistema digestivo, auxiliando também em uma boa digestão.

 

Redução dos radicais livres

Os radicais livres são moléculas liberadas pelo próprio organismo, altamente instáveis e reativas, que podem causar doenças degenerativas levando ao envelhecimento e morte das células. Há diversas causas para a formação dessas moléculas, como o estresse, poluição ambiental, radiação, entre outros.

Alimentos ricos em antioxidantes, são ótimos para combater e reduzir os radicais livres presentes no organismo. Quando aliados à exercícios físicos moderados, os radicais livres são expulsos e a saúde é renovada.

 

Fortalecimento de cabelos e unhas

Podendo ser usado de forma tópica (passando diretamente no cabelo e unhas) ou consumido junto com os alimentos, porque este óleo tem propriedades que fortalece, hidrata e acelera o crescimento dos fios e das unhas.

Por ser rico em vitamina E e ácidos graxos, ele é um forte hidratante natural, reconstruindo e fortalecendo os fios de cabelo. Muito usado para o tratamento de cabelos secos.

 

Ajuda no emagrecimento

óleo de coco atua no metabolismo acelerando-o, ou seja, ajudando a quebrar as células de gordura e transformá-las em fonte de energia, para que elas não fiquem acumuladas causando a tão temida gordura localizada.

LEIA TAMBÉM:  Calvície (Perda ou queda do Cabelo) se tornou a maior epidemia mundial

Além disso, ele traz sensação de saciedade, o que é ótimo para quem quer perder peso.

É importante frisar que o efeito não será tão rápido e preciso se o consumo do óleo de coco não for acompanhado por uma alimentação saudável e prática de atividade física.

 

Controle do Colesterol com óleo de coco

O excesso de colesterol ruim no sangue (LDL) pode causar diversas doenças cardíacas. Por ser rico em vitaminas lipossolúveis, como a vitamina ADE e K, que controlam o colesterol, o óleo de coco ajuda a aumentar os níveis do bom colesterol (HDL) e diminuir o colesterol ruim, prevenindo doenças e tendo efeito anti-inflamatório e anti trombótico.

 

Como utilizar o óleo de coco?

Por ser um óleo, é muito fácil inclui-o na sua alimentação, tratando o corpo de dentro para fora. Pode ser usado na finalização de óleos quentes, na preparação de bolos e tortas, misturado em iogurtes, sucos e vitaminas.

É recomendável o consumo máximo de uma colher de sopa por dia, para que os efeitos benéficos não se percam por consumo em excesso.

Outra forma de consumo é por meio de cápsulas, como o suplemento Calcicrom, da Omecaps. Com ela, fica muito mais fácil controlar a quantidade consumida, sem perder a regularidade, tão importante para os efeitos no organismo.

Além do óleo de coco, o Calcicrom conta com o carbonato de cálcio, que previne diversas doenças nos ossos e cartilagem e o picolinato de cromo, que auxilia o metabolismo do corpo e ajuda a emagrecer.

 

Por: OMECAPS OFICIAL

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta