Óleo de Linhaça, seus benefícios e como ele atua no corpo

óleo de linhaça

 

Mesmo que pequena, as sementes de linhaça possuem grandes quantidades de Ômega 3 e 6, fibras, vitaminas e minerais. A semente sempre foi utilizada na culinária, mas atualmente seu papel está ligado aos cuidados da saúde; já que descoberto que ela pode beneficiar o coração, intestino, prevenir e tratar doenças, reduzir os sintomas da TPM(Tensão Pré-menstrual) e muito mais.

Existem 3 formas de consumir a linhaça para sentir seus benefícios.

Grãos de linhaça: ao consumir a linhaça em grãos, o ideal e mastigá-la muito bem para quebrar sua casca. Como ela é feita de celulose, não é digerida no intestino e acaba se tornando uma barreira para os nutrientes.

Você pode batê-la diretamente com sucos, iogurtes e vitaminas.

Farinha de linhaça: pode ser adicionada a sucos, saladas, frutas e iogurtes, e por já estar triturada, o que garante uma melhor absorção de todos os seus nutrientes, além de conservar as fibras.

Óleo de linhaça: uma das maneiras mais simples e benéfica para o organismo, principalmente para os benefícios cicatrizantes que a linhaça oferece.

 

Óleo de linhaça: seus benefícios e como agem no organismo:

Entre as utilizações do óleo de linhaça, estão a prevenção e o tratamento do câncer, de problemas cardíacos e de muitas doenças inflamatórias e/ou relacionadas com hormônios.

 

  • Melhora a saúde intestinal: as fibras, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação e melhorando a flora intestinal.
  •  Protege o organismo: as fibras também ajudam a prevenir que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, infectando assim o corpo todo.
  •  Previne o câncer: a linhaça possui uma ação conhecida por ”antitumoral”, devido a presença das lignanas, as lignanas são capazes de barrar o hormônio responsável pelo surgimento de cânceres, ele pode reduzir o risco dos cânceres de mama, cólon, próstata e, possivelmente, de pele. Além disso, estudos realizados na Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que ele pode ajudar às mulheres também com câncer de mama, em estágio inicial e avançado.
  •  Para as mulheres: o óleo de linhaça é um rico anti-inflamatório, que ajuda a amenizar as cólicas menstruais e a dor decorrente da doença fibrocística da mama.
  •  Barreira de bactérias: o óleo também possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, sendo eficaz contra enfermidades como herpes simples, herpes-zoster, gota e lúpus.
  •  Amigo do coração: com suas propriedades, ações anti-inflamatórias e fibras, o óleo de linhaça é aliado do coração, reduzindo os níveis de colesterol ruim, e prevenindo o acumulo de gordura nas paredes das artérias.
  •  Previne doenças ósseas: consumir o óleo de linhaça aumenta a absorção de cálcio no organismo.
LEIA TAMBÉM:  Antioxidantes, o que são? Qual é sua importância para nosso organismo?

 

Óleo de linhaça: para cabelos, unhas, pele e como consumir:

Entre as formas de uso que já citamos, o óleo também pode ser usado para benefícios na estética.

Seja na alimentação, ou em forma de hidratação, esfoliação, máscaras faciais e etc. O óleo de linhaça é capaz de melhorar o aspecto da pele, deixando-a mais hidratada e viçosa. Além de agir contra acne, eczema, psoríase, rosácea e queimaduras solares.

Para os cabelos danificados o óleo age na reparação e reconstrução, além de reduzir o frizz dos fios.

Também é indicado aplicar o óleo nas cutículas. O principal benefício de ter cutículas hidratadas é que elas são como uma proteção para as unhas, prevenindo que alguma bactéria ou fungo se estabeleça ou entre em contato com o organismo.

 

 Suplementos com óleo de linhaça em cápsulas:

Os suplementos vêm ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros. Principalmente por serem fáceis de encontrar, ingerir, e são de rápidos resultados.

O óleo de linhaça pode ser encontrado na fórmula do suplemento Cyclo Lev, exclusivo do Grupo Omecaps.

O suplemento conta com as matérias-primas: Óleo de linhaça, Óleo de prímula, Óleo de borragem e vitaminas. Que juntos beneficiam o organismo com:

  • Redução dos sintomas da TPM / Menopausa
  • Ossos e dentes mais saudáveis
  • Prevenção do envelhecimento precoce
  • Controle dos níveis de colesterol
  • Ação preventiva

 

Conseguiu encontrar o que procurava, e gostou das informações? Aproveite para se cadastrar em nosso newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos, sorteios e promoções.

Instagram – Facebook 

Por: Omecaps Oficial

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta