
Muitos falam sobre habilidades, mas não podemos confundi-las com as competências. Ao passo que as primeiras tratam da habilidade inicial de se fazer algo; a segunda, como já explicado, tem a ver com a capacidade de se utilizar das mesmas para realizar uma tarefa com sucesso, ou em outras palavras, com eficiência.
Assim, ao listarmos os melhores exemplos de competências para currículo, selecionamos aquelas que mais se esperam de um candidato e discutimos como cada uma pode ser explorada.
AUTOCONFIANÇA
Autoconfiança é uma habilidade fundamental para qualquer atividade humana, profissional ou não. Mostrar competência com esta habilidade seria, por exemplo, relatar como se conseguiu superar a falta de experiência em alguma área, não necessariamente no mundo do trabalho, ainda mais quando se tratar de um currículo para primeiro emprego. Neste caso, relatar casos de superação no mundo dos esportes é válido, haja vista que esportes em geral desenvolvem a autoconfiança.
PROATIVIDADE
Empregados que não são proativos não ajudam o crescimento da empresa e podem até mesmo atrapalhar, pois algum funcionário proativo terá que cobrir o trabalho daquele que não é. Portanto, esta é uma habilidade cuja importância é ponto pacífico. Uma maneira de mostrar a competência nela seria relatar algum projeto pessoal levado a efeito pelo candidato, pois elaborar e conduzir projetos é em si uma atividade que exige muita proatividade.
BOA COMUNICAÇÃO
A comunicação é essencial para as relações humanas e, no mundo do trabalho, qualquer falha na comunicação pode trazer graves consequências. A competência na comunicação será exemplificada, antes de mais nada, por uma boa apresentação na entrevista. Não somente, na parte falada e na linguagem corporal, mas também na apresentação pessoal.
Por mais que um candidato fale de si mesmo no currículo a respeito desta habilidade, é somente na entrevista que ela será posta à prova. Mas como devemos demonstrar como expô-la no currículo, o que é válido para apresentação pessoal diante do entrevistador, vale também para a apresentação do currículo em si. Um CV bem escrito e apresentável, na forma e no conteúdo, é uma prova […]
Clique aqui para ler o artigo completo em noticias.universia.com.br
Deixe uma resposta