Premium Conceição Calhau: “Os grupos de dietas no Facebook são perigosos e fora da lei”

Premium Conceição Calhau: "Os grupos de dietas no Facebook são perigosos e fora da lei"

 

Conceição Calhau é licenciada em Ciências da Nutrição e doutorada em Biologia Humana. Coordena a nova unidade de Lifestyle Medicine da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde é também professora de Nutrição e Metabolismo. Na Ordem dos Nutricionistas ocupa o cargo de presidente do Conselho Jurisdicional.

O ponto de partida para esta entrevista foi a publicação na revista científica The Lancet, de dois papers que juntam informação recolhida em oito estudos com mais de 15 mil pessoas que foram seguidas durante 25 anos, sobre o consumo de hidratos de carbono. As conclusões podiam não ser surpreendentes se não estivéssemos inundados de opções de dietas alimentares por vezes bastante radicais no que ao consumo de alguns alimentos diz respeito, como é o caso dos hidratos de carbono ou da proteína animal.

Conceição Calhau explica por isso que a nutrição deve ser vista e encarada – por todos, profissionais incluídos – como uma disciplina assente na evidência científica e não em ondas ou modas de dietas que fogem ao que a ciência dita como sendo a mais equilibrada forma de alimentação. Por isso falamos sobre blogues de comida, grupos de dietas no Facebook e, claro, da mais recente moda: a dieta paleo. Diz Conceição Calhau: “A dieta do Paleolítico é muito interessante, mas alguém anda a caçar os animais a correr atrás deles?”

Nunca como agora se escreveu tanto sobre dietas, alimentação, nutrição, nutricionistas, são contas de Instagram, Facebook, bloggers , livros…

Mas isso não é escrever, esse é o problema maior. Uma coisa são estes papers publicados na revista científica Lancet e que abordam cientificamente o papel dos hidratos de carbono na alimentação, outra…

Mas às tantas está tudo misturado.

É de facto um problema, porque se calhar os papers da Lancet não são tão divulgados, o que aparece mais é isso que está a dizer: blogues, Instagram, Facebook… E hoje em dia isso é uma preocupação imensa. Porque se talvez há uns 10-15 anos, as pessoas chegavam aos profissionais de saúde basicamente naives , agora já vão com preconceitos, já vão com […]

LEIA TAMBÉM:  Dieta para emagrecer rápido - Cardápios completos e dicas para secar

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Ben Popov 28 Artigos
Consultor de Marketing Digital e Marketing de Rede com mais de 18 anos de experiência. Fundador da AulaPlus - Marketing Digital e BlasterPhone Telecomunicações. Trabalha com Produtos Nutracêuticos desde 2017.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta