
(Foto: Fábio Matavelli)
O verão e o final do ano se aproximam. A temporada de férias, praia, piscina, biquínis, sungas e maiôs está chegando. Nessa época, com a despedida do frio e a chegada da estação mais quente do ano, é comum algumas pessoas voltarem mais os olhos para os próprios corpos e começarem a se preocupar com a forma física.
Há sempre aqueles que, na esperança de conseguir resultados mais rápidos, aderem a dietas radicais e treinos muito pesados para emagrecer ou ganhar a forma desejada. Não é errado querer promover mudanças no próprio corpo para elevar a autoestima e sentir-se bem. Porém, os riscos de algumas atitudes desesperadas para obter o corpo considerado ‘ideal’, podem acabar sendo prejudiciais para a saúde e trazer resultados pouco eficientes, que não se mantém a longo prazo.
A nutricionista Mariana Chiossi Tsuneto ressalta que o melhor caminho para a perda de peso é manter uma alimentação equilibrada, que dê ao corpo todos os nutrientes necessários, sem privações. Além disso, é importante procurar um profissional que investigue os alimentos que fazem mal para a pessoa, com um tratamento individualizado que apresente os melhores resultados para cada organismo.
Confira a entrevista completa sobre o assunto com a profissional:
Diário dos Campos – Quais os principais erros que as pessoas cometem na tentativa de perder peso mais rápido?
Mariana Tsuneto – Na tentativa de perda de peso rápida, a pessoa não melhora a causa do excesso de peso que ela tem, esse emagrecimento é mais superficial. Então, na maioria das vezes, a pessoa não perde gordura corporal e sim, massa muscular, líquido corporal. Mais importante que o peso é a composição corporal da pessoa e isso se avalia através da bioimpedância. Portanto, para tratar a causa do excesso de peso a pessoa precisa realmente modificar o estilo de vida, porque na maioria das vezes, vejo isso tanto na prática clínica como em estudos, dieta é passageira e gera muita frustração. Outro erro é ter o pensamento limitante de emagrecer porque o verão está chegando, na realidade a saúde e cuidados com o corpo não devem ter […]
Clique aqui para ler o artigo completo em www.diariodoscampos.com.br
Deixe uma resposta