O que é Reiki – Usos e Benefícios do Reiki para a Saúde

O que é Reiki - Usos e Benefícios

 

 

Com certeza, você já percebeu algumas placas em alguns lugares na rua, na frente de algumas clinicas oferecendo terapias de Reiki, mas você sabe o que é? Em que consiste essa técnica? Quem pode aplicar ela? Quais são seus benefícios?

O Reiki é uma terapia oriental que utiliza o poder curativo das mãos, que além de restabelecer o fluxo de energia, ajuda a recobrar o equilíbrio emocional. Com o passar dos anos a técnica tem ganhado grandes reconhecimentos no campo da medicina alternativa devido aos seus benefícios no tratamento de diversas doenças. Mas mesmo assim a prática do Reiki como forma de terapia não é reconhecida pela medicina nem pela ciência, uma vez que os seus benefícios nos cuidados de saúde não estão comprovados cientificamente.

 

 Reiki – Tudo o que você precisa saber

 

Estudos de 2008 e 2011, realizados para investigar seus efeitos em grandes números de pacientes e com grupos controle, concluíram que as evidências são insuficientes para sugerir que Reiki é eficiente para o tratamento de qualquer condição ou doença em humanos. Outros estudos mais antigos, envolvendo um número reduzido de pessoas, obtiveram resultados positivos no alivio de dor e redução da ansiedade. Alguns profissionais de cuidados médicos alertam publicamente para o risco dos pacientes evitarem ou atrasarem tratamentos para doenças graves, clinicamente comprovados, e que podem ter sua condição agravada por acreditarem no Reiki.

 

O que é REIKI?

O Reiki faz parte do conjunto de terapias bioenergéticas, que são técnicas de exercícios e de respiração para ativar o fluxo de energia do corpo, causando benefícios ao organismo e à mente, como elevação da consciência, melhora dos pensamentos e comportamento.

È uma palavra composta e que muitos autores definem como:

REI: Significa Energia Universal
KI: A força da energia vital presente em tudo

Outras bibliografias definem a palavra Reiki como atmosfera misteriosa; combinação de dois caracteres japoneses – REI que significa “divino” e KI que significa “energia vital”.

LEIA TAMBÉM:  Massagem Relaxante - Conheça Os Incríveis Benefícios

O Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente que, segundo seus adeptos, também promove a cura. Baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” não conhecida flui através de nós.

O Reiki é uma prática de natureza espiritual sagrada, fundada pelo monge budista japonês Sensei Mikao Usui, criada em 1922.

Existem dois ramos principais do Reiki, normalmente referidos como “Reiki tradicional japonês” e “Reiki Ocidental”. Após a sintonização, todo reikiano devidamente iniciado, por força das circunstâncias, obrigatoriamente passa a pertencer a uma determinada “linhagem” ou “árvore do Reiki”, que é uma sequência de nomes de mestres que nos leva sempre, em qualquer linhagem ou escola, ao Sensei Mikao Usui. Não existe linhagem que não leve a ele. A cada novo mestre iniciado, a corrente se expande. O reikiano deve honrar sua linhagem, conforme nos ensinam os cinco Princípios do Reiki. Disse-se que só a passagem desta energia é suficiente para harmonizar progressivamente uma pessoa, mas que se a técnica fosse usada complementada ou combinada com outra os resultados seriam muito mais eficazes.

 

Os 5 princípios espirituais do Reiki

O Reiki atua holisticamente e abarca o ser humano como um todo integrado, podendo tanto ser usado como terapia complementar, auxiliando no tratamento convencional de diversas doenças, como para a cura de pequenas enfermidades do dia a dia. Baseia-se nos seguintes princípios:

  1. Só por hoje, não se zangue.

  2. Só por hoje, não se preocupe.

  3. Só por hoje, seja aplicado em seu trabalho.

  4. Só por hoje, expresse sua gratidão.

  5. Só por hoje, respeite todas as formas de vida.

 

Quais alterações podem ser tratadas pelo Reiki?

Muitos autores afirmam que para praticar o Reiki, é necessário o desenvolvimento da consciência e do sentimento de amor incondicional, sendo que, assim, se passa de uma pessoa para a outra, um tipo de boa energia, que tem os seguintes objetivos:

• Redução do estresse e ansiedade;
• Equilíbrio hormonal e diminuição dos sintomas de estresse;
• Redução das toxinas do organismo;
• Equilíbrio emocional;
• Aumento da criatividade;
• Aumento da calma, tranquilidade e serenidade;
• Aumento do autocontrole;
• Diminuição da impulsividade;
• Fortalecimento do sistema imune;
• Diminuição dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico.

LEIA TAMBÉM:  Óleos Essenciais Mais Usados Em Aromaterapia - Usos e Propriedades

Dor crônica: O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para a diminuição dos níveis de estresse, o que melhora a tensão e a fadiga musculares. Desta forma, pode haver melhora de dores musculares e de cabeça, reduzindo a necessidade do uso de comprimidos analgésicos, por exemplo.

Fortalece o sistema imunológico e alivia a dor

Equilibra as emoções e traz paz: O Reiki age a nível físico, ao aliviar a dor; a nível mental, ao serenar a nossa mente; nível emocional, controla nossas emoções e a nível espiritual, ao nos elevar. Quando nos encontramos em equilíbrio é quando nos encontramos em paz. O difícil não é deixar de ter problemas, mas sim viver em paz com eles.

Melhora nossa circulação sanguínea: Conseguindo até curar pequenas hemorragias.

Ansiedade e depressão: Esta técnica pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido ao relaxamento e bem-estar que proporciona. Desta forma, os sintomas do estresse são aliviados, promovendo sensação de paz interior e calma, o que, também pode ter benefícios para a melhora da depressão e sintomas da TPM.

Insônia: A sensação de bem-estar aumenta a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. Além disto, o Reiki causa relaxamento, o que também age para uma melhor noite de sono.

Ajuda na recuperação rápida e completa de várias lesões: Por exemplo, um atleta que sofra um estiramento muscular e complemente o tratamento médico com sessões de Reiki poderá voltar a jogar mais rapidamente.

Atua na desintoxicação de órgãos: Importantes ao bom funcionamento do corpo humano, como rins, fígado, bexiga e intestinos.

Pode ser usado em: bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, animais de estimação, nas plantas, na água que você bebe, enfim, para as mais diversas funções.

Limpa, clarifica e ordena nosso campo energético: Alinhando os chacras e melhorando o fluxo e a distribuição de energia pelo corpo.

LEIA TAMBÉM:  Terapia de Luz Polarizada (Fototerapia): O que é e quais são os benefícios

Auxilia na cura de doenças como o câncer: Participando na redução dos efeitos colaterais e nocivos da quimioterapia.

 

Benefícios na gravidez

Autores referem que a prática do Reiki pode oferecer a gravida relaxamento e calma que podem ser muito úteis durante a gestação, podendo assim diminuir a insegurança e o estresse comuns neste período, e proporcionar um parto com maior tranquilidade. Tem grande importância na diminuição da produção de alguns hormônios que são responsáveis pelo aumento de eventos negativos durante a gravidez como é o aumento da pressão artéria e o risco de parto prematuro.

 

Conclusão

Mesmo não sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) existem algumas evidencias que comprovam os resultados, mesmo sendo isolada, fala-se inclusive dos benefícios do Reiki, que hoje em dia já é praticado como terapia em alguns hospitais pelo mundo afora, assim como em Portugal, nomeadamente no IPO do Hospital de São João, no Porto.

Porém, é importantíssimo deixar claro que o Reiki deve sempre atuar como uma terapia complementar, auxiliando os tratamentos médicos convencionais (o Reiki acelera todos os processos de regeneração e desintoxicação celular), mas nunca os substituindo.

Tendo em conta os benefícios que pode nos oferecer esta técnica, considero-a muito interessante, tratando-se de uma terapia não invasiva e que pode trazer vários benefícios tanto ao nosso corpo como a nossa alma, nos permitindo alcançar o equilíbrio emocional que é tão fundamental para manter níveis de saúde estável. Mas lembre que sempre que você estiver com alguns sintomas é importante primeiro que todo consultar o medico, pois existem doenças que precisam de maiores cuidados, diagnostico e tratamento no tempo certo. Então se você decide usar esta maravilhosa e simples terapia primeiro vai precisar de uma avaliação feita por um profissional qualificado.

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta