Sal Rosa do Himalaia: Propriedades e Benefícios

Sal do Himalaia - Propriedades e Benefícios

 

Você sabia que a palavra “salario” vem do sal? Porque os romanos eram pagos com saquinhos de sal, e exploradores europeus trocavam ouro por sal. Existe também uma linda historia que conta a vida num reino, onde o rei amava a filha tanto como ao sal. Mas agora o assunto não é historia, e sim um grande problema de saúde que vimos enfrentando há muito tempo.

Um de nosso principal problema com os cuidados da saúde é a dieta, e quando falamos em dieta não da para deixar de mencionar o nosso queridinho sal, tão importante em nossa cozinha, mas com uma reconhecida trajetória no que é danos à saúde.

Infelizmente, o sal extremamente refinado que consumimos atualmente é quase puro cloreto de sódio (97% ou mais), com produtos químicos adicionados. Uma fórmula que pode causar muitos males à saúde.

Teoricamente, o sódio faz o corpo reter mais líquido e aumenta o volume de fluidos nos vasos sanguíneos, causando altas cifras de tensão arterial. A ingestão excessiva de sódio pode ser ademais responsável por outras complicações muito mais graves, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, doenças cardiovasculares, entre outras. Segundo especialistas, o problema não está em si no sal, no cloreto de sódio, mas sim no refinamento que ele sofre até chegar branquinho em nossos pratos. E como tudo que é consumido em excesso, ele pode fazer mal se a dosagem diária for excessiva. Como o sal pode ser encontrado na maioria das comidas industrializadas, esses níveis não podem ser controlados.

Tem surgido alternativa para aqueles que costumam a praticar hábitos de vida saudável, é o uso do sal do Himalaia. Ele é extraído a partir do mar fossilizado que existia aos pés da cordilheira do Himalaia e recebe uma coloração rósea devido a quantidade de óxido de ferro. È totalmente livre de toxinas e quaisquer tipos de poluentes. Muitos consideram este sal o mais puro do mundo. Um dos motivos principais para substituir o sal convencional pelo Sal Rosa do Himalaia é justamente a quantidade de sódio a ser ingerida por porção. Como o Sal Rosa é mais granulado do que o sal refinado, a quantidade a ser usada é menor. Além disso, sua textura e coloração podem transformar a experiência da alimentação, acrescentando um sabor rico e um visual novo ao prato. Existe uma grande diferença entre o sal refinado e o do Himalaia que está no sódio: enquanto 1 grama de sal refinado contém 400 mg de sódio, o Sal do Himalaia contém 230 mg. O sal refinado light também conta com 50% menos sódio que o comum (197 mg). Mesmo não oferecendo quantidades significativas de minerais, o Sal do Himalaia parece ser uma opção mais natural e saudável por conter menos sódio e não ser processado artificialmente com outros produtos perigosos para nossa saúde.

 

Benefícios do Sal do Himalaia

Graças a grande concentração de minerais presentes neste sal, sua coloração é rosa. Tudo isso traz diversos benefícios ao organismo. Ele possui 84 minerais importantes para o bom funcionamento do corpo, um dos principais é o magnésio, mas também é encontrado potássio, sulfato de cálcio e, cloreto de sódio, zinco, selênio, iodo e o cobre. Por causa desses minerais é que o Sal do Himalaia tem a coloração rosada, mas a maioria dos estudos atribui essa cor a concentração de oxido de ferro. Segundo alguns estudos è afirmado que o Sal Rosa do Himalaia ajuda em diversos fatores biológicos como:

  • Saúde vascular.
  • Redução dos sinais de envelhecimento.
  • Redução da pressão arterial.
  • Função respiratória, mantendo os pulmões saudáveis.
  • Promovendo um sono melhor.
  • Prevenção de cãibras musculares.
  • Melhora significativamente a circulação sanguínea.
  • Desintoxicação do corpo por metais pesados.
  • Regularização do teor de água no corpo, aumentando a hidratação do corpo.
  • Promoção de um equilíbrio saudável do pH nas células do corpo.
  • Fortalecimento dos ossos pelo cálcio que contem.
  • Aumento da libido.
  • Regula o funcionamento do metabolismo para que o mesmo seja adequado.
  • Melhora a absorção de nutrientes pelo organismo.

 

Como pode ser usada o Sal Rosa do Himalaia

Banhos que garantirão excelentes benefícios para a pele e para o corpo. Neste caso, recomenda-se o uso de uma banheira.

O Sal do Himalaia serve para ajudar a desintoxicar o corpo através de osmose no banho. À medida que a pele absorve os minerais saudáveis e o sódio migra da água para a camada exterior da pele, a umidade das células é preservada e as toxinas do corpo são liberadas. Relaxa os músculos e combate o cansaço. O cansaço pode ser um sinal de perda de eletrólitos e sal no organismo. Devido a suas propriedades únicas e a capacidade de ser absorvido pela corrente sanguínea mais rapidamente do que os sais tradicionais, o Sal rosa do Himalaia permite uma restauração imediata dos níveis de sal no organismo.

Instruções

Recomenda-se que o banho seja morno, próximo da temperatura corporal normal, e que se use cerca de 1 kg de sal para 30 litros de água. Encha a banheira com água morna e adicione no mínimo um copo (200ml) de sal rosa do Himalaia por toda a banheira, fique com o corpo imerso (com exceção à cabeça) por cerca de 30 minutos. A união do sal rosa do Himalaia com a água morna ativará a transpiração do corpo, garantindo que o organismo seja capaz de absorver todos os nutrientes existentes neste sal. O mais recomendado é que este banho seja feito antes de se deitar para dormir, pois garantirá uma noite calma e relaxante.

 

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia

Sistema circulatório

O sódio, quando ingerido, ajuda a regular o volume de sangue e, assim, a pressão arterial. Ele também traz benefícios para o controle das contrações musculares, das transmissões nervosas e das funções do coração.

Melhora a digestão

Estudos afirmam que nutrientes presentes no Sal Rosa do Himalaia podem aumentar a capacidade do trato gastrointestinal de absorver outros nutrientes. Por este motivo, substituir o sal refinado por ele vai ajudá-lo a digerir melhor os alimentos consumidos.

LEIA TAMBÉM:  Auriculoterapia para Emagrecer, Ansiedade, Insônia e muito mais

Trata doenças respiratórias

O sal rosa do Himalaia também é reconhecido em todo o mundo pelo seu poder de tratar condições respiratórias, como a asma e a sinusite. Por emitir íons negativos, o mineral acaba com esses problemas sem comprometer as funções do sistema respiratório. Ele mata as bactérias que podem estar presas nas cavidades nasais e no ar poluído.

Alivia dores de cabeça

Graças à sua função de fortalecer o sistema imunológico, aumentar os níveis de energia, restaurar o equilíbrio alcalino e equilibrar os níveis de serotonina no corpo, o sal é um grande agente contra as dores de cabeça e enxaquecas, tão comuns em nós mulheres.

Melhora o sono

O sal rosa do Himalaia é uma boa ideia para quem está em busca de melhores noites de sono. Ele contém substâncias que repõem e recuperam os níveis de energia para você dormir melhor. Além disso, o mineral promove um equilíbrio na acidez do organismo, fazendo uma desintoxicação e, desta forma, preparando o corpo para descansar melhor.

Promove a saúde das artérias

Um dos grandes benefícios do Sal do Himalaia é que ele pode ajudar a eliminar danos nas artérias que podem levar ao desenvolvimento de varizes. Ele limpa as artérias e melhora a circulação sanguínea eliminando placas que evitam a possibilidade de formação das varizes.

Purifica o ar

Você pode usar as propriedades do sal rosa do Himalaia para desintoxicar o corpo e também para limpar o ar que você respira. Você já deve ter visto um cristal rosa robusto iluminado por uma lâmpada, pois bem, trata-se de uma iluminação purificadora de ambiente feita de uma rocha de Sal Rosa do Himalaia.

Ela atua como um purificador natural do ar, puxando a umidade do ambiente que a cerca evaporando-a rapidamente por causa do calor da lâmpada. A água volta rapidamente para o ar, mas as toxinas presentes na umidade são deixadas na rocha, presas pelos íons de sal.

Esfolia a pele

O sal rosa do Himalaia também pode ser utilizado em esfoliações nas partes não sensíveis do corpo. Ele age restaurando as células e reduzindo dos sinais de envelhecimento.

 

Como e quanto consumir Sal do Himalaia

Por ser um sal integral, o sal rosa é encontrado à venda em grãos, então um moedor de sal pode ser muito útil para facilitar o tempero dos alimentos.

O sal é essencial para o nosso corpo desde que usado na dose certa. Obviamente o consumo excessivo não é benéfico. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a recomendação diária de sal para um adulto é de até seis gramas, o equivalente a uma colher de chá cheia. Isto é válido para qualquer tipo de sal. O sal melhora o sabor dos alimentos, porém o seu uso excessivo prejudica o paladar e acaba causando um desajuste na dose ideal ao temperar um prato, e pior ainda causando grandes danos a nossa saúde. Quando há um consumo excessivo de sal pode ocorrer retenção hídrica, inchaço e alteração na pressão arterial (em pessoas sensíveis ao sódio). Tome cuidado para não reduzir demais a ingestão de sal. Diversos estudos têm mostrado que o sódio é essencial na saúde, e tirá-lo da dieta ou reduzir drasticamente o seu consumo pode ter mais efeitos negativos do que o abuso de sal. Níveis de sódio muito baixos podem contribuir para a resistência à insulina e aumentar o nível de triglicerídeos, aumentando o risco de doença cardíaca, doença hepática e Diabetes tipo 2.

LEIA TAMBÉM:  Vantagens e Benefícios do Tratamento com Acupuntura

Uma dica importante é dosar com atenção a quantidade usada ao cozinhar ou temperar o prato. Por conter menos sódio e ter um sabor mais delicado, pode levar ao uso exagerado, o que não é bom para a saúde.

Outra maneira de incluir o sal rosa é na apresentação dos pratos. Também pode ser encontrado em blocos que podem ser aquecidos para preparar e servir legumes, peixes e camarão.

 

Como reconhecer o verdadeiro Sal Rosa

A melhor forma de reconhecer se o sal é verdadeiro ou falso é misturando-o com aproximadamente duas colheres de sopa em um copo de água. Se a água ficar rosa ou avermelhada, provavelmente o sal é falso, porque o sal verdadeiro deixa a água apenas turva e não solta cor.

 

Onde encontrar

Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou na seção de alimentação saudável dos supermercados. Seu preço varia entre 25 e 50 reais por quilograma, embora também seja encontrado em embalagens menores e com moedor incluído.

 

Contraindicações

A princípio não há nenhuma contraindicação ao uso do sal rosa do Himalaia, mas o equilíbrio e o bom senso sempre é fundamental, lembre-se sempre que o uso racional é fundamental.

 

Conclusão

Depois de conhecer mais um pouco sobre os benefícios do sal de Himalaia, espero possamos utilizar ele com maior segurança. Mesmo que o sal rosa do Himalaia seja uma fonte extraordinária de minerais, não é recomendado que sua ingestão fosse feita de forma excessiva, pois como todo ele também pode apresentar alguns tipos de riscos para nossa saúde. È por isso que se recomenda também que um médico ou nutricionista seja consultado antes que se venha a utilizar o sal rosa do Himalaia em uma dieta cotidiana, pois seu mal uso para o consumo também poderia causar prejuízos para nossa saúde.

Na atualidade muitas pessoas são consumidores diários de Sal do Himalaia, e tem alcançado ótimos resultados nos diferentes tratamentos, este produto natural oferece diversos venefícios que usando racionalmente poderia ser de grande proveito para todos.

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta