Terapia de Luz Polarizada (Fototerapia): O que é e quais são os benefícios

Terapia de Luz BIOPTRON

 

Anos de experiência e pesquisa confirmaram os efeitos positivos da Terapia de Luz Polarizada (Fototerapia) e levaram a uma ampla gama de aplicações em vários campos da medicina. Mas a pergunta é: o que é? Para que é utilizada? Quais são os seus benefícios?

Depois de séculos de estudos sabemos que o organismo transforma a luz em energia eletroquímica, que ativa uma cadeia de reações bioquímicas dentro das células, estimulando o metabolismo e reforçando a resposta imunitária de todo o corpo humano. Mas o uso da luz solar se remonta a muitos anos atrás. O uso da terapia de luz na medicina tem uma longa história.

A primeira fonte de luz utilizada na fototerapia foi a luz natural do sol. No Egito antigo a luz solar foi usada para tratamentos médicos. Mais tarde Hipócrates descreveu o uso da luz solar como cura para várias doenças.

Apesar de não haver nenhuma explicação científica, o poder curativo da luz solar era evidente e médicos Romanos e Árabes introduziram-na como terapia de uso corrente e generalizado. Foi assim que se apoiando em estes e outros estudos O médico Niels Ryberg Finsen da Dinamarca criou a terapia de luz moderna há cerca de 100 anos. Em 1903 foi reconhecido com o Prémio Nobel da Medicina pelas suas conquistas no campo da terapia de luz. Finsen criou o primeiro dispositivo para gerar luz solar tecnicamente sintetizada tendo alcançado excelentes resultados no tratamento de pacientes que sofriam de um tipo especial de tuberculose da pele.

 

O que é o BIOPTRON?

Trata-se de um sistema de terapia de luz, clinicamente comprovado, aprovado y certificado como dispositivo médico, que oferece um processo curativo rápido, seguro, inócuo, eficaz e duradouro. Esta luz tem caraterísticas que a tornam peculiar. A Terapia de Luz Polarizada BIOPTRON estimula e modula o tanto processo regenerativo do corpo humano como o sistema imunitário, é aceite como uma nova forma de tratamento na prevenção, terapia e reabilitação de algumas patologias conhecidas.

LEIA TAMBÉM:  Massagem Relaxante - Conheça Os Incríveis Benefícios

LUZ POLARIZADA: Conta com um sistema de espelhos de Brewster que fazem com que a luz se polarize por reflexão em até um 95%. Uma vez polarizada a luz se movimenta em planos parcelados, garantindo uma melhor penetração nos tecidos.

LUZ POLICROMÁTICA: È livre de raios ultravioleta, com uma pequena parte do espectro infravermelho.

LUZ INCOERENTE: È uma luz suave, sem nenhum efeito secundário negativo conhecido, que garantirá que o tratamento seja não invasivo.

LUZ DE BAIXA INTENSIDADE: È constante de 2,47 J/cm2 por minuto de exposição, permitindo os processos de regeneração celular.

 

Para que serve a Terapia de Luz BIOPTRON?

È empregado no tratamento de diversas afeções entre as que são destaque as seguintes:

Dor e inflamação: Geralmente são descritos dores como; Dor de garganta, ouvido estomago, até alguns autores garantem sua efetividade no tratamento da Fibromialgia.

Reumatologia: Osteoartrite, Artrite reumatoide, artroses. Além de dores articulares, osteoporose.

Fisioterapia: Dor lombar, síndrome do canal cárpico, dor crônico do ombro e pescoço, lombalgia, e outras complicações. Lesões dos tecidos moles dos músculos, tendões e ligamentos tais como: Espasmos musculares, entorses, tensões, contusões, roturas musculares e de ligamentos, tendinites, lesões de cotovelo.

Também são descritos os seus benefícios no tratamento de feridas e queimaduras, desde as mais superficiais até aquelas mais complicadas como é o caso das ulceras, varicosas e de decúbito, queimaduras profundas até aquelas de terceiro grau, pie diabético.

Pode ser usado no tratamento de afeções dermatológicas como; Acne, Psoríase, Escoriações em bebes, Dermatite atópicas, Eczema, Rosácea, Herpes simplex e zoster, acelerando os processos de cura, prevenção de cicatrizes e queloides, excelente processos de apoio a reabilitação pós-trauma da pele e / ou pós-operatório. Excelente melhora na textura e tom da pele, redução máxima dos poros e das rugas, ativa a microcirculação sanguínea, elimina infecções e participa no tratamento de processos inflamatórios e outras lesões da pele e mucosas.

LEIA TAMBÉM:  Para que serve a Fitoterapia - Vantagens e Desvantagens

Autores afirmam que pode também ser utilizada no tratamento de depressão, devido a que é capaz de atuar na regulação do sistema nervoso central (SNC) e do sistema endócrino. Sendo utilizados no tratamento de Stress, Ansiedade, Transtornos do sono, entre outros.

Os resultados alcançados em tratamentos de beleza também não têm sido poucos:

Devido a grande capacidade para a regeneração de tecidos produzida pelo efeito bio estimulador da luz é capaz de aumentar a produção de Colágeno e elastina o que permite a possibilidade de uma pele mais saudável. Promove a revascularização. Melhora a microcirculação. Estimulação da formação de novos vasos.

 

Uso pediátrico

Pode ser usada em crianças como uma terapia complementar em alguns tipos de problemas como: afecções dérmicas, doenças respiratórias alérgicas e infecções do trato respiratório superior, distúrbios musculoesqueléticos e neurológicos.

Também pode ser usada para tratar recém-nascidos em diversos problemas, tais como: afecções dérmicas, flebites, escaras de decúbito e Inter trigo, ajuda no alívio da dor e da inflamação no caso de assaduras.

 

Recomendações

É recomendável consultar um médico antes de usar terapia de luz BIOPTRON tanto para receber aconselhamento profissional como para saber se este tratamento é recomendável ou se outro tratamento médico é necessário, devido a que geralmente este tratamento é usado como tratamento complementar.

 

Conclusões

Depois de conhecer os diversos benefícios do uso de esta simples técnica terapêutica é claro que muitos vão ficar curiosos. Tem muitas provas cientificas de que a luz Bioptron é uma terapia que tem alcançado ótimos resultados no tratamento de diferentes patologias, sempre que usada de forma adequada e com a supervisão de pessoal treinado para o seu uso e aplicações. Esta comprovado também que se for usada de forma combinada, em algumas situações pois os resultados devem ser muito mais eficazes. O seu uso é recomendável sim, e pode ter certeza de que os resultados serão os esperados. Pode ser usada de forma confiante e sem nenhum tipo de medo. Mas lembre de que sempre antes de usar qualquer tipo de terapia mesmo que seja natural è de grande importância consultar o seu medico ou terapeuta, pois elas geralmente são terapias complementarias e é sempre importante que um profissional qualificado faça uma previa avaliação do paciente, com o objetivo de oferecer o melhor e mais adequado tratamento dependendo da sintomatologia apresentada.

LEIA TAMBÉM:  O que é Reiki - Usos e Benefícios do Reiki para a Saúde

 

Terapia de Luz Polarizada (Fototerapia) em São Jose dos Campos

Agendamento via WhatsApp:

 

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta