Vantagens e Benefícios do Tratamento com Acupuntura

Vantagens e Benefícios do Tratamento com Acupuntura

 

Não podemos falar de medicina alternativa sem mencionar a acupuntura, técnica chinesa utilizada durante séculos, e que a cada dia vem mostrando seus incríveis resultados. Introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Em 1995, foi reconhecida como especialidade médica. Em 2006, foi incluída pelo Ministério da Saúde no grupo das Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Conselho Federal de Medicina, hoje há quase 2 milhões de profissionais especializados em Acupuntura no Brasil.

 

O que é Acupuntura (Acupunctura)

È um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da – Organização Mundial da Saúde (OMS), está baseada na teoria do equilíbrio energético do nosso organismo, atuando e regulando os diferentes sistemas do organismo: (neurológicos, endocrinológicos e imunológicos, circulação e funcionamento intestinal) além de estabelecer o equilíbrio entre a harmonia e o bem-estar do nosso corpo. Através dela, podemos diminuir alguns sintomas e muitas vezes serem abolidos totalmente.

È uma técnica que tem como objetivo encontrar a harmonia entre o corpo e a mente através de canais, conhecidos como “meridianos de energia”, que se encontram localizados no corpo.

A acupuntura funciona assim:

É uma técnica que consiste na aplicação de agulhas, em determinados pontos específicos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos“, para alcançar efeitos terapêuticos em diversas condições e que produzem um estimulo no cérebro desencadeando a produção de substâncias que atuam como analgésicas, anti-inflamatórias e antidepressivas – como a endorfina, o cortisol e a serotonina, respectivamente.

Ao entrar na pele, a agulha provoca um micro inflamação, que aciona a produção natural dessas substâncias. Desta forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de vez a intensidade dos sintomas, muitas vezes, fazendo-os até desaparecer.

 

Os benefícios da Acupuntura

Cada vez é maior o número de pessoas que procuram esta técnica para tratar os mais variados problemas. E os médicos, que antigamente tínhamos um que outo receio, hoje a usamos a técnica  como complemento no tratamento de diversas doenças. A mudança neste sentido se deve aos resultados positivos que comprovam a eficácia da técnica chinesa na cura e tratamento de diversas enfermidades.

LEIA TAMBÉM:  Analisador de Ressonância Magnética Quântica - Curso Básico

Os resultados e sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles a escolha de um profissional de credibilidade e que esteja apto a praticar a acupuntura, associado a uma instituição de referência, e a disciplina do paciente também é fundamental para alcançar resultados satisfatórios.

Geralmente, as contraindicações são mínimas, pode ser feita até em crianças, as vezes é utilizada apenas para manter o bem-estar. No entanto, a técnica com agulhas não pode ser aplicada em pessoas com alterações na coagulação sanguínea. Já os portadores de doenças crônicas em fase avançada, devem ser avaliados rigorosamente, para que haja clareza na relação risco/benefício.

Nos dias atuais a acupuntura pode atuar com sucesso em diversos tratamentos, seja como terapia complementar ou como tratamento principal, é usada no tratamento de varias patologias, entre as mais destacadas encontram-se: Patologias do sistema ósseo -muscular, tendinites, fibromialgia, torcicolos, lombalgias, bursites, hérnia de disco, além de outras como: dores musculares, enxaqueca, alergia, asma, ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, tensão pré-menstrual (TPM), obesidade, gastrite.

Durante a gestação o uso da acupuntura tem alcançado muita utilidade, ajudando a diminuir a necessidade de ingestão de medicamentos e de fato evitando os efeitos colaterais que sempre são tão incômodos, sendo os mais frequentes dor no estômago, sonolência e cansaço, além dos efeitos medicamentosos e teratogênicos que podem causar no bebe.

Existem estudos que comprovam os benéficos do uso desta técnica nos diferentes sistemas, como por exemplo:

Sistema Respiratório: rinite e sinusite, faringite e amigdalite agudas e crônicas sobretudo de natureza alérgica, bronquite aguda e asma brônquica.

Alterações oculares e da boca: conjuntivites, dor de dentes, gengivites

Distúrbios funcionais gastrointestinais e ginecológicos: espasmos do esôfago, soluços, náuseas e vômitos, gastrites agudas e crônicas, diarreias crônica e constipação, colites inespecíficas, cólon irritável, tensão pré-menstrual e cólicas menstruais.

Alterações funcionais neurológicos: cefaleia tensionais, enxaquecas, neuralgia do trigêmeo, paresias subsequente de isquemias cerebrais, paralisias faciais na fase inicial, neuropatias periféricas com déficit motor ou alterações sensitivas, vertigem e zumbido por labirintite, enurese noturna na infância (crianças que fazem xixi na cama) e incontinência.

LEIA TAMBÉM:  Terapia de Luz Polarizada (Fototerapia): O que é e quais são os benefícios

Alterações musculares, tediosos, articulares e esqueléticos:

Alterações cervicobrânquias, torcicolo, alguns traumas leves como contusão e entorses, dores do ombro, cotovelo e punho, dores lombares de origem muscular esquelético, afeções do ciático, coxofemoral e do joelho, tornozelo e dos pés, alívio de processos de osteoartrites de origem reumáticas e outros processos dolorosos como osteoartroses, lesões inflamatórias produzidas por trauma ou esforços repetitivos, fibromialgia, dores pós-operatórias e reabilitação pós imobilização.

Dependência Química:  Estudos comprovam a eficiência no tratamento da dependência química, o resultado depende de cada paciente. O tratamento é confirmado por estudos e pesquisas científicas internacionais e atinge um índice de 80% de cura.

Estética: Promove efeito lifting (melhora os tônus muscular e flacidez da pele) devido à melhora da circulação, aumentando a produção de colágeno, resultando em uma pele mais viçosa.

Pode produzir desintoxicação corporal, a traves da drenagem de edemas, ajudando no emagrecimento.

È comprovada sua eficiência no tratamento de celulite e gordura localizada, quando associada à eletro acupuntura (as agulhas são ligadas a aparelhos elétricos, que potencializam a terapia).

Destaca-se o seu efeito no tratamento de outras alterações tais como melhora da memória e da concentração, insônia, stress e fatiga, aumentando a energia e a resistência do organismo, assim como no melhoramento do sistema imunológico e a regulação hormona.

Pois é, trata-se de uma técnica natural, praticamente indolor, sem efeitos colaterais, não necessitando de tempo para recuperação, e que vem se tornando uma alternativa promissora para quem busca não só resultados externos, como a suavidade na expressão facial, melhora na tonicidade muscular, assim como para alcançar o verdadeiro equilíbrio entre o corpo e a mente.

A essas vantagens podemos adicionar que é muito mais econômica, evita a poli farmácia (consumo de vários medicamentos), a dor é mínima, pode ser realizada a qualquer idade da vida, não interfere com outros tratamentos realizados ou consumo de medicamentos, além de repor a energia vital do seu organismo.

LEIA TAMBÉM:  Moringa, também conhecida como o “Arvore da Vida”: Um dos segredos do povo cubano

Os riscos que esta técnica representa são mínimos, mas mesmo assim é sempre importante ser cautelosos na hora da escolha do profissional. Quando é praticada por profissionais qualificados, a técnica é segura, por isso, é importante verificar as credenciais do terapeuta antes de aderir ao tratamento.

Já que este deve ser extremamente cuidadoso em relação às agulhas usadas, estas devem ser descartáveis, inseridas em local previamente higienizado e na profundidade correta, de acordo com o paciente e a área a ser estimulada.

Entre os riscos ou complicações mais comuns encontram-se:

  • Aparecimento de sangramento ou dor durante o procedimento.

  • As infeções de estruturas externas e a quebra de agulhas.

  • Desmaios, lesões de nervos, infeção no pavilhão auricular, meningites, encefalite, mastoidite, mas fica tranquilo é só você procurar um profissional qualificado.

 

Conclusão

Por tanto esta simples técnica além de solucionar diversas doenças e manifestações clinicas que hoje afetam a população em geral pode também lhe ajudar proporcionar a harmonia entre o corpo e a mente, à medida que você conseguir realizar algumas mudanças positivas nos seus hábitos de vida, será capaz de alcançar dito equilíbrio. É de vital importância conhecer as vantagens do uso de dita técnica, assim como também os principais usos e contraindicações.

Mas veja bem! Lembre-se sempre de procurar antes a avaliação de um profissional qualificado, capaz de realizar uma avaliação física e diagnostico certeiro, geralmente ele também poderá orienta-lo na hora da escolha de um terapeuta capacitado. Esta simples ação pode evitar complicações assim como garantir o diagnostico cedo de outras doenças que lamentavelmente vão precisar de outros cuidados.

 

Acupuntura em São Jose dos Campos

Agendamento via WhatsApp:

 

 

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

1 Comentário

Deixe uma resposta