Vitamina K2 (MK7) – Benefícios, Dosagem Correta e Onde Comprar

 

Uma simples cápsula de vitamina K2 poderá lhe ajudar na prevenção e tratamento de algumas doenças como osteoporoses, alterações cardiovasculares, entre outras.

Você sabia que a Vitamina K2 è imprescindível para a nossa saúde? Tem certeza de estar suplementando ela de forma adequada? Pois è! Manter níveis adequados de Vitamina K2 è muito importante para nosso organismo, ela tem um processo de funcionamento impressionante: fique ligado que já explico detalhadamente.

 

Vitamina K2 – Compre Aqui!

 

O que é Vitamina K2

Segundo pesquisas, os primeiros estudos sobre esta sustância remontam-se ao ano 1929, quando Henrik Dam verificou o desenvolvimento de hemorragia subcutânea e anemia em galinhas. Em 1939, as formas de ocorrência natural da vitamina foram isoladas da alfafa e da farinha de peixe podre.

A vitamina K, fundamental para o nosso organismo, é dividida em K1, K2 e K3.

A fitomenadiona ou vitamina K1 é obtida através dos vegetais principalmente aqueles de cor escura. O papel mais conhecido da vitamina K1 está relacionado com a sua ação no processo de coagulação sanguínea. [Ela é fundamental para síntese hepática de proteínas envolvidas neste processo, como os fatores II (pró-trombina), VII, IX e X (fatores de coagulação) e as proteínas C, S e Z (inibidoras da coagulação)]

A menadiona sintética ou vitamina K3 tem sua produção feita em laboratórios.

A menaquinona ou vitamina K2 é produzida por bactérias que se encontram em nossa flora intestinal principalmente ou presente em alimentos fermentados (encontrada na soja fermentada, no fígado, na gema do ovo, no leite, na fermentação de queijos, iogurte e em óleos de peixes). A vitamina K2 apresenta variações: MK4, MK7, MK8 e MK 9, alguns autores afirmam que a forma mais importante para nós é a MK7.

Na maioria dos casos a quantidade produzida pelas bactérias saudáveis do nosso intestino não é suficiente, principalmente com o passar dos anos, e as vezes pela aparição de algumas patologias que podem afetar a sua produção, sínteses e metabolismo, aparecendo assim a deficiência dessa vitamina que pode prejudicar nossos ossos e estruturas do sistema cardiovascular, por isso muitas vezes é necessário repor essa vitamina através de suplementos já que ela é de vital importância manter o adequado funcionamento de nosso organismo.

LEIA TAMBÉM:  Ômega 3 - Benefícios, Como Tomar e Onde Comprar

 

Vitamina K2 – Compre Aqui!

 

Para que é utilizada Vitamina K2 – Benefícios

Existe um estudo realizado no 2004 por Rotterdam (pioneiro na demonstração dos efeitos da vitamina K2,) onde se comprova que, “os indivíduos que ingeriram altas doses de vitamina K2 apresentaram 50% menos chances de morte por doença coronariana e menor nível de calcificação das artérias, quando comparadas aos indivíduos que ingeriram pouca ou nenhuma vitamina K2”.

A Vitamina K destaca-se na sua função de ativar a osteocalcina cuja produção é responsabilidade dos osteoblastos (células dos ossos). A osteocalcina (ela é secretada por osteoblastos e tem um papel na mineralização e homeostases de íons de cálcio no organismo ) é fundamental para que o cálcio seja assimilado na matriz óssea. Além disso, esta proteína ainda evita o depósito de cálcio nas artérias. A vitamina K2, portanto, é essencial para a saúde do organismo, pois é ela quem impede que a ação da vitamina D deposite cálcio nas artérias.

Está comprovado que a absorção do cálcio é beneficiada pela vitamina D, mecanismo que intervém na saúde dos ossos. Mas olha só, existem evidências que comprovam que a vitamina K2 é a grande responsável pelo transporte do cálcio para a absorção por parte do sistema esquelético. Impedindo assim que o cálcio fique depositado em estruturas e órgãos podendo causar sérias alterações para nossa saúde, como nas artérias (aterosclerose), articulações (artroses) e órgãos (cálculos renais, vesicular e catarata).

Algumas bibliografias também tornam responsável a participação da Vitamina K na prevenção da osteoporose, assim como de agir no processo de calcificação dos tecidos moles.

Doença Cardiovascular:

Quando o nosso organismo sofre uma lesão ou agressão, a resposta se dá por meio da reação inflamatória que o cálcio depositado no tecido lesado causa. Se isto acontece nos vasos sanguíneos, é um sinal de que a doença arterial coronariana está se manifestando de maneira imperceptível, o que significa que há placa se formando na artéria, um problema que pode desencadear um ataque ao coração. Ao serem administradas de forma simultânea, a vitamina K e a vitamina D, são capazes de produzir um aumento da proteína matrix (GLA), responsável por proteger os nossos vasos sanguíneos de calcificações. Entre as importâncias da matriz GLA, podemos citar seu uso como referência da condição cardíaca e vascular por meio da medição laboratorial. Estudos mostram que o aumento de consumo da vitamina K2 é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de doença coronária.

LEIA TAMBÉM:  6 Vitaminas para Aumentar a Imunidade - Como Aumentar a Imunidade

Existem condições especificas que podem causar deficiência de esta sustância e são doenças como:

  • Doença de Cohn
  • Colite ulcerativa
  • Doença celíaca
  • Doença hepática que interfere no armazenamento de vitamina K, e outras condições que interferem na absorção de nutrientes ou na administração de estes como é o caso de uma dieta pobre.
  • Uso de medicamentos como antibióticos de amplo espectro, remédios para colesterol e aspirina

 

Precauções para a administração da Vitamina K

È imprescindível os cuidados na hora da administração em:

  • Pacientes grávidas ou que estiveram amamentando, deve-se evitar uma suplementação de vitamina K2 maior do que a IDR (65 mcg), a menos que tenha sido  recomendado e monitorado pelo seu médico, já que existem condições especificas.
  • Pacientes com antecedentes de AVC.
  • Parada cardíaca.
  • Pacientes com insuficiência renal.

Estes pacientes não devem consumir vitamina K2 sem a previa avaliação e recomendação do seu médico.

 

Como deve ser consumida Vitamina K2 – Dosagem Correta

È importante você saber que deve sempre tomar o suplemento de vitamina K junto com gordura, pois a vitamina é lipossolúvel e este fato permitira uma maior e fácil adsorção. Na verdade a dosagem exata ainda este para ser determinada, Mas alguns especialistas como o Dr. Vermeer recomenda entre 45 mcg e 185 mcg diariamente para adultos. Não entanto existem estudos mais atuais onde o Dr. Drauzio recomenda doses de entre 150 mcg e 200 mcg para adultos. Você deve ser muito cuidadoso com as doses mais altas se você tomar anticoagulantes, mas se você for geralmente saudável e não estiver tomando esses tipos de medicamentos, eu sugiro 150 mcg por dia. Mas lembre de sempre consultar o seu medico para melhores recomendações.

LEIA TAMBÉM:  Maca Peruana 100% Natural - O Poder de Aumentar a Libido e a Fertilidade

 

Advertência

Segundo uma publicação da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e outros estudos afirma-se que a suplementação de vitamina D e cálcio somada à deficiência de vitamina K2 é perigosa, de acordo com uma metanálise que ligou o cálcio à ocorrência de ataques cardíacos. Este estudo demonstrou que indivíduos que ingeriram suplemento de cálcio apresentaram maiores possibilidades a sofrerem um ataque cardíaco. Entretanto, é importante destacarmos que isto não significa que o cálcio é o responsável pelo problema.

O estudo ainda apontou que as pessoas que consumiram somente cálcio apresentaram efeitos negativos, como formação de placas de aterosclerose nas artérias coronarianas, processo que causa ataques cardíacos. Deste modo, o consumo de cálcio deve ser equilibrado com o consumo de vitamina K2 e vitamina D, além de magnésio, Ômega 3 e sílica, diminuindo assim o risco de possíveis complicações.

 

Conclusão

Se você não estiver consumindo uma dieta adequada, rica em alimentos capazes de suplementar as suas necessidades de Vitamina K, ou se estiver consumindo suplemento de cálcio, (comumente muito usado na atualidade no tratamento de osteoporose, fundamentalmente em mulheres  com mais de 40  anos) está na hora de visitar o seu medico para avaliar a possibilidade de aderir o suplemento ao seu dia a dia, pois este é fundamental para manter parâmetros de vida saudável, assim como para garantir um melhor efeito dos suplementos que você já usa diariamente.

Eu gosto de lembrar sempre que a avaliação de um profissional qualificado é fundamental antes do consumo de qualquer sustância!

Lembre-se que sempre podem existir contra-indicações, interações medicamentosas, e será o seu medico quem deve decidir se consumir e a dose certa do produto.

 

Assine as Dicas Exclusivas de Saúde e Bem-Estar

Sobre Dra. Diliagni Tellez Matos 67 Artigos
Especialista em Clinica Geral, com Pós-graduação em Medicina Alternativa, cursos de Acupuntura, Terapia Auricular, Fitofármacos e Tratamentos Alternativos da Medicina Quântica. Membro da Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos.

8 Comentários

  1. BOA NOITE !!! COMPREI O SUPLEMENTO DE VITAMINA K2, RECEBÍ HJ, CADA CÁPSULA CONTÉM 100 MCG…DEVO TOMAR 1 CÁPSULA POR DIA OU 2 CÁPSULA ? E POR QUANTO TEMPO DEVO FAZER USO ? ESTOU COM UMA PLACA DE GORDURA NA CARÓTIDA, MEU CARDIOLOGISTA DISSE QUE ELA SAÍ PERDENDO PESO E EXERCÍCIO FÍSICO COM UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA…ALÉM DOS REMÉDIOS PARA O COLESTEROL, FAÇO USO DE AS E CONCOR DE 5 MG PARA O CORAÇÃO, POIS TIVE UM INFARTO JÁ…RESOLVI POR CONTA PRÓPRIA TOMAR A VITAMINA K2, SENDO ELA DE 100 MCG, E NA EMBALAGEM RECOMENDA TOMAR UMA CÁPSULA POR DIA, GOSTARIA DE SABER SE TOMO 1 OU 2 POR DIA…MEU WHATSAPP 81 999183200

    • Olá Gildo, tudo bem com o senhor? fico muito grata pelo seu contato. Geralmente na bula bem esclarecido a dose a ser administrada,é importante seguir as recomendações do fabricante. mas gostaria de lembrar ao senhor que tendo em conta os seus antecedentes de saúde, nunca debe se auto-medicar, é de vital importância para você sempre consultar o seu cardiologista antes de começar a ingerir qualquer tipo de substancia mesmo que seja um suplemento. Se estiver mais alguma dúvida pode entrar em contato sempre que precisar.

  2. Olá, Bom dia. Eu tenho 29 anos e tenho endometriose. Para além da dienogeste eu tomo ómega 3, cloreto de magnésio PA, complexo B, óleo de primula e vitamina D3. Falaram-me da vitamina k2, mas estou com um pouco de receio. Porque eu tenho arritmia e tomo concor 7,5 mg (o cardiologista já pediu para baixar mas eu ainda não consegui). E tenho receio de tomar vitamina k2 e sentir reações adversas.
    Eu não falo com o meu médico porque ele não aceita muito bem os suplementos. Para ele, bastava eu tomar dienogeste para a endometriose e pronto.

    Não sei se no meu caso, não será apenas “medo”.

    A minha tensão arterial costuma ser de 100/60. Só o ritmo é que por vezes altera com as arritmias. E eu sofro de ataques de pânico que não ajuda também.

    Obrigada

    • Bom dia Daniela. Existem estudos que comprovam os efeitos da Vitamina K2 na prevenção de doenças ósseas e coronárias entre outros benefícios. A combinação da Vit K2 com a Vitamina D que você já consume será capaz de oferecer uma melhor proteção de calcificações dos seus vasos sanguíneos e diminuição do risco doenças coronárias. Más lembra que sempre é recomendável uma avaliação pelo seu médico.

  3. Calcio com vitamina K2 + vitamina D3+ magnésio, Ômega 3 e sílica,
    Sobre a sílica qual a dosagem e qual a sua importância?

    • Bom dia Ton, Tudo bem com você?

      Os principais benefícios do silício orgânico incluem:

      Rejuvenesce a pele e fortalece as unhas e o cabelo, já que tem uma ação antioxidante, estimula a síntese de colágeno e elastina, tonificando e restruturando a pele e atenuando as rugas;
      Fortalece as articulações, melhorando a mobilidade e a flexibilidade, devido à estimulação da síntese de colágeno;
      Melhora a saúde dos ossos, já que contribui para a calcificação e mineralização óssea;
      Reforça a parede das artérias, tornando-as mais flexíveis devido à sua ação na síntese de elastina;
      Fortalece o sistema imune. Não existe uma dose determinada, mas geralmente o recomendado é usar de 15 a 50 mg por dia, dependendo das necessidades individuais e seguindo sempre as recomendações do seu médico.

  4. tenho problemas serio de calcificaçao,e principio de osteoporose.Estou querendo saber da possibilidade de tomar D3 de 5000 junto com K2 mk7.O medico me receito Pradaxa em virtude de ter fibrilaçao atrial,para evitar formar coagulos,que poderiam ir para o cerebro.Como a vitam. K2 e antagonista ao Pradaxa,seria possivel intercalar uma semana Pradaxa,e outra de D3+ K2mk7 de 100mcg.para assi limpar as veis e arterias que estao diseminadas pelo corpo todo e ate no cerebro ja constatado por tomografia.A consulta a meu medico e dificil,ja que ele so acredita em remedios de laboratorio.Para nao comprometer a sua resposta, gostaria que me informace se e ou nao possivel,ou seja SIM ou NAO.Agradeço a sua atençao,atme Reynaldo.

    • Olá Reinaldo!

      “Seria possivel intercalar uma semana Pradaxa,e outra de D3+ K2mk7?”
      Nãooooooo!
      Os problemas cardiovasculares são as principais causas de morte no planeta.Sendo Cardiopatia isquêmica e Acidente vascular cerebral (AVC) os mais frequentes. Por esses motivos você não pode parar de tomar o tratamento indicado pelo seu cardiologista, e só ele poderá lhe autorizar o uso de outras sustâncias.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.
      Dra. Diliagni Matos

Deixe uma resposta